Ataques russos contra a Ucrânia matam seis no segundo dia de ofensivas, diz Kiev
Volodymyr Zelenski prometeu retaliar
A Rússia lançou ataques com mísseis e drones com alvos a várias regiões ucranianas, matando pelo menos seis pessoas. A informação foi confirmada por autoridades da Ucrânia na terça-feira (27), um dia após o maior ofensiva aérea de Moscou a Kiev.
Três pessoas foram mortas quando um hotel foi “destruído” por um míssil na cidade central de Kryvyi Rih, disseram autoridades regionais. Cinco pessoas ficaram feridas e uma ainda está desaparecida após o ataque, informou Serhiy Lysak, governador da região de Dnipropetrovsk, que inclui Kryvyi Rih, no Telegram.
Outras três pessoas foram mortas em ataques com drones na cidade ucraniana de Zaporizhzhia, no sudeste.
Três pessoas também ficaram feridas na região de Zaporizhzhia e quatro foram atingidas em um ataque com mísseis na região nordeste de Kharkiv durante a noite, informaram as autoridades locais.
O presidente Volodymyr Zelensky disse na terça-feira que a Ucrânia retaliará contra a Rússia por seus ataques. Ele pediu aos aliados que considerem operações conjuntas de defesa aérea e forneçam armas de longo alcance após a Rússia bombardear a infraestrutura energética ucraniana com mais de 200 mísseis e drones na segunda-feira (26).
Durante o ataque de terça-feira, a Ucrânia derrubou cinco dos 10 mísseis que se aproximavam e 60 dos 81 drones, disse a força aérea.
A força aérea ucraniana perdeu o rastreamento de mais 10 drones que provavelmente caíram em algum lugar em seu território, disse a força. Mais um cruzou para o território de Belarus.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas forças realizaram um ataque com armas de alta precisão na Ucrânia durante a noite, conforme relatou a agência de notícias Interfax. Moscou nega ter atacado civis desde o início da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, embora milhares tenham sido mortos.
Vários blogueiros militares russos disseram que os ataques de Moscou foram um “ato de retaliação” pela incursão surpresa da Ucrânia na região de Kursk, no oeste da Rússia – a primeira ação desse tipo desde a Segunda Guerra Mundial.
Na capital Kiev, a administração militar afirmou que as defesas aéreas derrubaram todos os alvos que se dirigiam para a cidade. Não houve vítimas e dois pequenos incêndios causados pelos destroços foram apagados pelos serviços de emergência, disseram as autoridades locais.