Ataques do Hamas contra Israel coincidem com 50º aniversário da Guerra do Yom Kippur
Conflito começou com o envio de tropas do Egito e da Síria na esperança de recuperar territórios anteriormente tomados por Israel
Os ataques com mísseis do Hamas ocorrem no 50º aniversário da Guerra de 1973, um ataque surpresa dos vizinhos árabes de Israel que começou em 6 de outubro daquele ano.
Israel chama este combate de Guerra do Yom Kippur, já que o bombardeio começou no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico. Em algumas partes do mundo árabe, o conflito é conhecido como a Guerra de 6 de Outubro e é considerada uma vitória.
Vídeo: Israel é bombardeada e primeiro-ministro afirma: “estamos em guerra”
O conflito começou com o envio de tropas do Egito e da Síria na esperança de recuperar o território das Colinas de Golã e da Península do Sinai, anteriormente tomados por Israel na Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967.
Arábia Saudita, Kuwait, Líbia, Argélia, Tunísia, Sudão, Marrocos e Jordânia ajudaram o Egito e a Síria com tropas, ajuda financeira e armas. A União Soviética forneceu suprimentos para os combatentes árabes, enquanto os Estados Unidos enviaram ajuda para Israel.
A guerra terminou com as tropas israelenses se aproximando de Damasco, capital da Síria, e com todo o exército egípcio cercado.
FOTOS – Ataque do Hamas deixou ao menos 40 mortos e centenas de feridos
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”3439701″ title_galeria=”Israel é bombardeado por foguetes vindo de Gaza”/]