Ataques aéreos de Israel atingem locais financeiros ligados ao Hezbollah em Beirute, diz mídia estatal
Israelenses afirmam que o Hezbollah usa a organização para pagar salários a seus operativos e fornecer apoio a civis, enquanto evita sanções.
Ataques aéreos israelenses atingiram três filiais de uma instituição financeira ligada ao Hezbollah em Beirute no domingo à noite (20) no horário local, segundo a Agência Nacional de Notícias do Líbano (NNA).
Os ataques atingiram filiais do Al-Qard Al-Hassan nas áreas de Hay Al-Sellom, Burj Al-Barajneh e Ghobeiry, nos subúrbios do sul de Beirute, informou a NNA.
A agência de notícias também relatou que retiradas da população estavam em andamento em Hermel, onde prédios próximos a uma filial do Al-Qard Al-Hassan estavam sendo desocupados.
Mais cedo no domingo, as Forças de Defesa de Israel haviam alertado que planejavam realizar ataques em locais pertencentes à Associação Al-Qard Al-Hassan para bloquear o acesso do Hezbollah a recursos financeiros. Desde então, emitiram alertas de evacuação para partes de Beirute, além de várias outras áreas no sul e leste do Líbano.
Al-Qard Al-Hassan
Fundada em 1983, a Al-Qard Al-Hassan é uma instituição financeira sem fins lucrativos ligada ao Hezbollah, que oferece empréstimos sem juros, baseados em princípios de empréstimo islâmico, à comunidade xiita.
Israel afirma que o Hezbollah usa a organização para pagar salários a seus operativos e fornecer apoio a civis, enquanto evita sanções.