Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataque russo mata cinco no leste da Ucrânia, dizem autoridades locais

    Governador da região de Pokrovsk denuncia envio de mísseis da Rússia contra civis

    Yuliia Dysada Reuters

    Mísseis russos mataram pelo menos cinco pessoas e feriram outras 41, incluindo quatro crianças, na cidade de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, nesta segunda-feira (24), disse o governador regional, Vadym Filashkin.

    “Este é um dos maiores ataques inimigos contra civis recentemente”, disse Filashkin no Telegram.

    Imagens compartilhadas mostraram prédios térreos com janelas quebradas, telhados em ruínas e tijolos e resíduos de construção espalhados.

    Filashkin disse que as tropas russas lançaram dois mísseis balísticos Iskander-M na cidade, que fica a cerca de 24 quilômetros da linha de frente. O ataque destruiu uma casa particular e danificou outras 16, acrescentou.

    Um míssil atingiu o local e, meia hora depois, um segundo ataque foi realizado na mesma região, informou o gabinete do procurador-geral ucraniano em comunicado. Os ataques também danificaram um gasoduto e carros, acrescentou.

    Repercussão e resposta de Zelensky

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a Ucrânia responderia “de maneira absolutamente justa” ao ataque com mísseis a Pokrovsk, em discurso em vídeo.

    Petro, um residente local, estava circulando em um carro azul destruído, o banco do motorista encharcado de sangue, fluindo para uma poça vermelha vibrante. Seu filho foi morto enquanto dirigia e seu neto foi hospitalizado.

    “Meu filho, ele já está morto, está feito”, disse ele, chorando.

    O ataque deixou uma enorme cratera na frente das casas, com janelas e telhados quebrados.

    Olha, de 58 anos, estava dentro de sua casa quando o segundo míssil atingiu a região.

    “Já comecei a correr por aqui, confusa, e saí. Houve tantos gritos depois do segundo ataque. Um menino estava deitado coberto de sangue”, disse ela à Reuters.

    O setor de Pokrovsk tem sido palco de alguns dos combates mais intensos ao longo da linha da frente de mil km que se estende pelo leste e sul da Ucrânia.

    “Hoje, a área mais quente é a direção de Pokrovsk, onde o agressor continua a tentar romper as nossas defesas, disse o Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas nesta segunda-feira (24), citando 45 ataques na área.

    “As forças de defesa estão tomando medidas para esgotar as tropas de ocupação russas e impedir o seu avanço em profundidade no território ucraniano”, acrescentou.

    Tópicos