Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataque russo em área alagada por represa deixa nove feridos

    Autoridades informaram que bombardeio ocorreu em Kherson, enquanto as pessoas fugiam da inundação causada pelo rompimento da represa de Nova Kakhovka; outras oito foram atingidas em Cherkasy 

    Voluntários retiram moradores de área inundada após rompimento da barragem de Nova Kakhovka, em Kherson; região foi bombardeada pelos russos
    Voluntários retiram moradores de área inundada após rompimento da barragem de Nova Kakhovka, em Kherson; região foi bombardeada pelos russos 08/06/2023REUTERS/Alina Smutko

    Da CNN

    A Rússia realizou dois ataques contra o território ucraniano nesta quinta-feira (8), deixando ao menos 17 feridos em duas regiões diferentes da Ucrânia. Uma das ações ocorreu em Kherson, na região atingida pela inundação causada pela destruição da represa de Nova Kakhovka.

    Bombardeios russos feriram ao menos nove pessoas na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, enquanto moradores eram evacuados devido às inundações causadas pela destruição da barragem, informou o Ministério do Interior da Ucrânia.

    O gabinete do procurador-geral inicialmente afirmou que uma pessoa havia sido morta pelo bombardeio russo, mas depois disse que nenhuma morte havia sido relatada.

    Em um comunicado no Telegram, o Ministério do Interior informou que o bombardeio começou “precisamente durante a evacuação de cidadãos cujas casas foram inundadas”.

    A pasta reiterou as acusações de que a Rússia abandonou pessoas no território ocupado na região de Kherson, acrescentando: “E continua a impedir a Ucrânia de salvar o mais valioso – vidas humanas”.

    A Procuradoria-Geral disse que abriu uma investigação de crimes de guerra e que outras quatro pessoas ficaram feridas em um vilarejo próximo.

    Um repórter da Reuters em Kherson disse que podia ouvir o que parecia ser fogo de artilharia. A Rússia, que iniciou sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022, negou ter alvejado civis, embora tenha bombardeado cidades em toda a Ucrânia.

    Kherson fica no Dnipro, cerca de 60 km a jusante da barragem de Kakhovka.

    Ataque em Cherkasy

    Dois mísseis atingiram locais perto da cidade de Uman, no centro da Ucrânia, nesta quinta-feira, ferindo oito pessoas, disse o governador regional.

    Ihor Taburets, governador da região de Cherkasy, escreveu no aplicativo de mensagens Telegram que os mísseis atingiram um local industrial e um lava-rápido à noite. Ele disse que dois dos feridos ficaram gravemente feridos, de acordo com informações preliminares.

    Fotos postadas em seu canal no Telegram mostraram equipes de emergência vasculhando locais em grande parte reduzidos a escombros, com fumaça subindo ao fundo.

    Os ataques ocorreram durante alertas de ataque aéreo anunciados em toda a Ucrânia por cerca de uma hora no meio da noite.

    A reportagem não pôde verificar as contas de forma independente.

    Um ataque com mísseis em abril em um prédio de apartamentos em Uman matou 23 residentes, no primeiro ataque desse tipo em várias semanas.

    (Publicado por Fábio Mendes, com Reuters)