Ataque do Hamas contra Israel deixa ao menos 100 mortos e centenas de feridos
Cerca de 2.200 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra território israelense
Os ataques de foguetes do Hamas contra Israel deixaram ao menos 100 mortos e centenas de feridos neste sábado (7), informou o Ministério da Saúde israelense.
De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), cerca de 2.200 foguetes foram lançados da Faixa de Gaza. Essa informação contradiz os números do comandante militar do Hamas, Muhammad Al-Deif, que havia falado anteriormente em 5.000 foguetes disparados.
O almirante Daniel Hagari, porta-voz das FDI, declarou que os militares reforçariam a região do sul do país e as comunidades ao redor de Gaza.
“Muitos soldados das Forças de Defesa de Israel, incluindo equipes especiais, foram enviados para a área ao redor da Faixa de Gaza e estão operando a fim de proteger os residentes do sul de Israel”, afirmou Hagari.
Hamas declara guerra contra Israel: “Se você tem uma arma, é hora de usá-la”
- Muhammad Al-Deif convocou um levante geral contra Israel em mensagem gravada neste sábado e declarou: “Se você [Israel] tem uma arma, use-a. Esta é a hora de usá-la – saia com caminhões, carros, machados. Hoje começa a melhor e mais honrosa história”.
- O chefe do grupo palestino disse que o ataque a Israel foi uma resposta aos ataques às mulheres, à profanação da mesquita de al-Aqsa e ao cerco de Gaza.
- Al-Deif apelou aos povos árabes e islâmicos para que viessem à “libertação de al-Aqsa”, a mesquita em Jerusalém.
“Estamos em guerra”, diz premiê israelense
- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país está “em guerra” após o ataque surpresa do Hamas na manhã deste sábado.
- “Cidadãos de Israel, estamos em guerra – não numa operação, não em rondas – em guerra”, enfatizou Netanyahu numa mensagem de vídeo.
- O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, sustentou a posição do premiê e afirmou que Israel “vencerá esta guerra” contra os militantes palestinos.
- “O Hamas cometeu um grave erro esta manhã e lançou uma guerra contra o Estado de Israel. As tropas das FDI estão lutando contra o inimigo em todos os locais. Apelo a todos os cidadãos de Israel para que sigam as instruções de segurança. O Estado de Israel vencerá esta guerra”.
FOTOS – Israel é bombardeado por foguetes do Hamas
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”3439701″ title_galeria=”Israel é bombardeado por foguetes vindo de Gaza”/]