Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataque de urso deixa um soldado morto e outro ferido no Alaska

    Oficiais acreditam que animal era uma ursa que tentava proteger seus filhotes

    Paradise Afsharda CNN

    Um soldado morreu nesta terça-feira (10) no Alasca após ser atacado por um urso, o qual oficiais que cuidam da vida selvagem disseram que poderia estar tentando proteger seus filhotes.

    Após ter sido ferido, o sargento Seth Michael Plant foi transportado para o hospital da base do exército, onde foi declarado morto, confirmou o exército do Alaska em nota na quinta-feira (13).

    Outro soldado foi ferido durante o ataque, segundo o comunicado, recebeu tratamento para pequenos ferimentos e foi liberado.

    Plant era membro da infantaria e estava trabalhando em uma área de treinamento na Base Conjunta Elmendorf-Richardson (JBER) quando o ataque aconteceu. “O sargento Plant era uma parte integral da nossa organização”, disse o tenente coronel David J. Nelson, comandante do batalhão onde a vítima servia, em nota. “Ele foi um líder positivo e dedicado, que trazia energia e alegria aos paraquedistas que serviam com ele.

    Plant, que tinha 30 anos, recebeu diversos prêmios e condecorações.

    “Ele sempre tinha um sorriso em seu rosto, ele sempre ia além do que era pedido, e sempre serviu de inspiração para todos que tiveram o privilégio de o conhecer”, disse Nelson. “Sua perda é profundamente sentida em nossa organização, e oferecemos nossas sinceras condolências para os amigos e a família.”

    Antes de se juntar ao serviço militar em janeiro de 2015, Plant, que nasceu em Saint Augustine, na Flórida, serviu na reserva em estados americanos como a Geórgia e a Carolina do Norte, de acordo com o comunicado. Ele chegou a JBER em julho de 2021.

     

    Provável defesa de uma ursa

    A área onde Plant foi atacado está em uma parte remota da base militar, segundo o Departamento de Peixes e Pesca do Alasca. Os funcionários do departamento foram chamados para a área onde ocorreu o acidente e encontraram uma toca de urso nas redondezas, onde estavam dois filhotes de urso pardo.

    “Com tudo o que sabemos até agora, com base na cena da investigação e informações de outras agências, isso parece um ataque defensivo de uma ursa protegendo seus filhotes”, disse Cyndi Wardlow, supervisora do departamento, em nota. “Estamos tentando descobrir tudo o que pudermos sobre o que aconteceu para aumentar a segurança pública no convívio com a vida selvagem no Alasca.”

    Urso pardo / Divulgação

    Todas as três espécies de ursos norte-americanos vivem no Alasca, de acordo com o site do departamento, apesar de o pelo coletado na região indicar que o indivíduo em questão se trata de um urso pardo. Apesar de os animais geralmente “evitarem ou ignorarem” pessoas, eles podem ser perigosos, disse o departamento.

    Um urso adulto foi visto pelas câmeras de vigilância retornando à toca e saindo com os filhotes, disse o departamento.

    “Um urso que é considerado uma ameaça à segurança pública ou envolvido em um ataque fatal pode ser morto pelo Departamento”, lia a nota do ADFG.

    A Divisão de Investigação Criminal do Exército está trabalhando com a Patrulha de Vida Selvagem do Alasca, o Departamento de Peixes e Pesca do Alasca, e outras agências para investigar o ataque.

    Tópicos