Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataques de Israel em Rafah nesta terça deixam 29 mortos, dizem autoridades palestinas

    Autoridades de Israel negaram ataque que deixou 21 mortos em Al-Mawasi

    Tropas de artilharia israelenses estacionadas na fronteira de Rafah lançam ataque ao sul da Faixa de Gaza
    Tropas de artilharia israelenses estacionadas na fronteira de Rafah lançam ataque ao sul da Faixa de Gaza 8 de maio de 2024 Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

    Tareq El HelouAbeer SalmanZeena Saifida CNN

    Ao menos 29 palestinos foram mortos em dois ataques israelenses que atingiram campos de refugiados na província de Rafah nesta terça-feira (28), de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas, e o Comitê de Emergência da província de Rafah.

    O primeiro ataque aconteceu por volta das 3 da manhã, no horário local, no campo de Tal al-Sultan, no oeste de Rafah, atingindo três tendas, de acordo com residentes e um repórter da CNN na cidade.

    Pelo menos oito pessoas foram mortas, segundo o comitê.

    O segundo ataque aconteceu na tarde desta terça-feira, horário local, tendo atingido um campo de refugiados na cidade costeira de Al-Mawasi, no sul. Ao menos 21 pessoas foram mortas, incluindo 13 mulheres.

    Outras 64 ficaram feridas, das quais 10 em estado crítico, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

    Os militares israelenses, entretanto, negaram ter realizado o ataque em Al-Mawasi.

    “Ao contrário dos relatos das últimas horas, as FDI (Forças de Defesa de Israel) não atacaram na Área Humanitária em Al-Mawasi”, destacaram os militares num comunicado.

    Local próximo a armazém da ONU

    O campo de Tal al-Sultan, local do primeiro ataque, está localizado próximo a um armazém da ONU, cujas paredes foram danificadas pelo ataque, de acordo com um vídeo de um repórter da CNN no local.

    O local atingido nesta terça-feira fica a cerca de 150 metros de outro campo de refugiados atingido por um ataque israelense no domingo (26), matando pelo menos 45 pessoas e ferindo mais de 200.

    O vídeo divulgado pela CNN mostra pessoas deslocadas desmontando suas moradias improvisadas no campo de Tal al-Sultan, reunindo seus pertences e se retirando da área em caminhões e carroças puxadas por burros.

    Tanques israelenses chegam a Rafah

    Também nesta terça-feira, tanques israelenses chegaram ao centro de Rafah pela primeira vez, disseram testemunhas, três semanas após o início da operação terrestre no sul da Faixa de Gaza que gerou uma onda de condenações globais contra Benjamin Netanyahu.

    Os tanques foram localizados perto da mesquita Al-Awda, um marco central de Rafah, relataram testemunhas à Reuters. Os militares israelenses afirmaram que suas forças continuam operando na área de Rafah, sem comentar os supostos avanços no centro da cidade.

    Testemunhas em Rafah disseram que os militares israelenses pareciam ter levado veículos blindados operados remotamente e não havia sinal de agentes dentro ou ao redor deles.

    Durante a noite, o exército israelense atingiu a cidade com ataques aéreos e disparos de tanques, disseram os residentes.

    *com informações da Reuters