Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataque da Rússia atinge estação de metrô e deixa seis mortos em Kiev

    Novos ataques se seguem aos bombardeios realizados na sexta-feira (17)

    Maria KostenkoCatherine NichollsManveena Surida CNN

    As forças russas lançaram um ataque combinado de drones e mísseis em Kiev, capital da Ucrânia, no início deste sábado (18). Três pessoas morreram. Outras três também foram mortas após dois outros ataques no sul do país, informaram autoridades.

    Em Kiev, as explosões foram ouvidas antes do amanhecer – além dos mortos, outras três pessoas também ficaram feridas, de acordo com o chefe da administração militar da cidade, Timur Tkachenko.

    Um shopping center, um centro empresarial, uma estação de metrô e um encanamento de água foram danificados no ataque, acrescentou.

    “As forças russas lançaram inicialmente drones e depois um ataque de mísseis balísticos”, escreveu o ombudsman parlamentar Dmytro Lubinets nas redes sociais. “Esses atos apenas ressaltam a crueldade e a barbárie do inimigo.”

    Equipes de resgate se arrastaram por uma rua inundada enquanto vasculhavam os destroços. Os restos carbonizados de uma van eram visíveis em frente à estação, cuja fachada era marcada por metal retorcido e janelas estouradas.

    Ao amanhecer, eles puderam ser vistos examinando fragmentos de mísseis e carregando um saco para cadáveres em um caminhão.

    O porta-voz da Força Aérea Yuriy Ihnat disse à mídia ucraniana que ambos os mísseis apontados para Kiev foram destruídos, mas que um deles foi abatido em baixa altitude, resultando em grandes danos.

    Não houve comentários imediatos de Moscou, que negou ter alvejado civis deliberadamente.

    Outro ataque de míssil russo matou uma pessoa e feriu 11 na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste, disse o governador regional Ivan Fedorov.

    Um terceiro bombardeio russo matou duas pessoas em uma cidade ao norte do centro regional, chamada Kherson.

    O exército ucraniano disse ter destruído 24 dos 39 drones e dois dos quatro mísseis lançados pela Rússia em várias partes da Ucrânia durante o ataque noturno.

    Na sexta-feira (17), um ataque de míssil russo em Kryvyi Rih, cidade natal do presidente Volodymyr Zelensky, matou cinco pessoas e destruiu parcialmente uma instalação educacional, disseram autoridades. Uma mulher ferida no ataque morreu no hospital no sábado.

    “Todos aqueles que auxiliam o Estado russo nesta guerra devem enfrentar uma pressão tão impactante quanto esses ataques”, escreveu Zelensky nas redes sociais em resposta ao ataque de sábado.

    A Rússia tem realizado ataques aéreos regulares em cidades e vilas muito atrás da linha de frente desde o início de sua invasão de quase três anos na Ucrânia, visando infraestrutura crítica em particular.

    Tópicos