Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Astroworld: o que se sabe sobre as vítimas do festival de Travis Scott

    Oito pessoas morreram pisoteadas após tumulto durante show do rapper; em um vídeo, Scott afirmou estar 'arrasado'

    Dois estudantes do ensino médio, um estudante de tecnologia de engenharia mecânica de Illinois e um homem que estava tentando salvar sua noiva estão entre as oito pessoas que morreram pisoteadas no festival Astroworld em Houston, no Texas, Estados Unidos, durante a noite da última sexta-feira (5), disseram as autoridades.

    O rapper Travis Scott divulgou um vídeo para seus fãs no sábado (6) depois da confirmação das mortes durante seu show. Scott, que é morador de Houston, disse que estava “arrasado” e pediu a seus fãs que ajudassem as autoridades com qualquer informação que tivessem sobre o incidente.

    “Eu quero mandar orações para os que faleceram na noite passada. Na verdade, estamos trabalhando para identificar as famílias para que possamos ajudá-las neste momento difícil”, afirmou o músico, no vídeo.

    Após o ocorrido, membros da multidão descreveram a situação como uma escalada de comportamento indisciplinado ao longo do dia. Enquanto os fãs na plateia lotada de cerca de 50 mil pessoas pressionavam em direção ao palco, as pessoas começaram a cair inconscientes, algumas aparentemente sofrendo parada cardíaca ou outros problemas médicos, disseram autoridades a repórteres.

    Vinte e cinco pessoas foram levadas a hospitais após o episódio de esmagamento, algumas delas com parada cardíaca, disse o prefeito Sylvester Turner. Mais de 300 pessoas foram atendidas em um hospital de emergência montado nas proximidades do festival. A maioria dos mortos tinha entre 14 e 27 anos. A polícia investiga as causas do tumulto que resultou na morte dos jovens.

    Veja o que a CNN sabe sobre algumas das vítimas:

    John Hilgert, 14 anos

    Hilgert era um estudante do ensino médio da Memorial High School, em Houston, disse o porta-voz do Spring Branch Independent School District, Terry Abbott, à CNN.

    A diretora da Memorial High School, Lisa Weir, enviou uma carta neste sábado (6) aos pais de alunos da escola sobre a morte de Hilgert durante o show.

    “Estamos profundamente tristes em informar que um aluno da nona série morreu em um incidente no festival Astroworld. Nossos corações estão com a família do aluno, amigos e nossa equipe no Memorial. Esta é uma perda terrível e toda família de MHS está de luto hoje”, diz a carta de Weir.

    Brianna Rodríguez, 16 anos

    Brianna era uma estudante do ensino médio na Heights High School, em Houston, de acordo com uma conta verificada do GoFundMe estabelecida por sua família.

    “Dançar era sua paixão e agora ela está dançando para os portões do céu”, diz o post.

    Tragédia ocorreu durante o show do rapper Travis Scott / Reprodução/Instagram

    Franco Patiño, 21 anos

    Patiño, aluno do último ano da Universidade de Dayton, estava estudando tecnologia de engenharia mecânica e biomecânica do movimento humano, de acordo com um comunicado da universidade.

    Ele era membro da Alpha Psi Lambda, uma fraternidade de interesses hispânicos, de acordo com o comunicado, e era originalmente de Naperville, no estado de Illinois.

    “Ele era amado por muitos pela pessoa leal, amorosa, altruísta, protetora, divertida e atenciosa que era”, disse sua família em um comunicado. “Mesmo sendo um indivíduo trabalhador, ele sempre tentou encontrar tempo para sua família e as pessoas de quem gostava. Sentiremos falta do grande coração de Franco e da paixão por ajudar os outros.”

    Danish Baig, 27 anos

    Baig vivia na cidade Euless, no Texas, morreu tentando salvar sua noiva, que estava sendo pisoteada no meio da multidão no show, disse seu irmão Basil Baig à CNN neste domingo (7).

    Sua família disse que ele era uma pessoa incrível que eles amavam de todo o coração. “As pessoas o admiravam pelo que ele era”, disse Basil Baig à CNN.

    Seu funeral foi realizado no domingo em Colleyville, no Texas, segundo o irmão.

    Basil Baig disse que a noiva de seu irmão sobreviveu, mas tem hematomas por todo o corpo e está traumatizada.

    Jacob Jurinek, 20 anos

    O estudante universitário de Illinois, Jacob Jurinek, estava entre as oito pessoas que morreram na última sexta-feira, de acordo com um comunicado divulgado por sua universidade.

    Jurinek era estudante de jornalismo na Southern Illinois University Carbondale (SIU). No comunicado, o reitor da SIU, Austin Lane, disse que Jurinek “era um jovem criativo e inteligente com uma carreira promissora em jornalismo e publicidade”.

    Rodolfo Peña, 23 anos

    Peña morava em Laredo, no Texas, e estudou no Laredo College, de acordo com sua página no Facebook. Seu irmão mais velho, Guadalupe Peña, abriu uma conta verificada do GoFundMe para despesas funerárias.

    “Estou começando a angariar fundos para o falecimento do meu irmão mais novo (Rodolfo Angel Peña), por favor, doe de coração, diz o post online de arrecadação de fundos.

    Peña tinha 23 anos, segundo a KTRK, afiliada da CNN, que conversou com sua irmã.

    Vítima desconhecida, 20 anos

    A identidade de uma das vítimas que antes era desconhecida das autoridades foi determinada, disse o prefeito de Houston, Sylvester Turner, à CNN neste domingo.

    O Instituto de Ciências Forenses do Condado de Harris divulgou um comunicado no domingo pedindo ajuda para identificar um homem na casa dos 20 anos com “cabelo curto e ondulado, preto ou castanho escuro” e “um bigode claro com cavanhaque perceptível”.

    “Essa pessoa foi identificada e sua família foi contatada”, disse Turner.

    Keith Allen, Rosa Flores, Andy Rose, Caroll Alvarado e Melissa Alonso, da CNN, contribuíram para esta reportagem.

    (Este texto é uma tradução. Para ler o original, em espanhol, clique aqui)