Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Astronautas saem de estação espacial rumo à Terra em cápsula da SpaceX após missão

    Durante a estadia de quase 6 meses, os astronautas realizaram experimentos científicos, incluindo pesquisas sobre como cultivar vegetais no espaço sem solo e o estudo dos efeitos do voo espacial no corpo humano

    A cápsula SpaceX Crew Dragon carregando os astronautas da Crew-4 é mostrada deixando a Estação Espacial Internacional logo após o meio-dia ET na sexta-feira, 14 de outubro.
    A cápsula SpaceX Crew Dragon carregando os astronautas da Crew-4 é mostrada deixando a Estação Espacial Internacional logo após o meio-dia ET na sexta-feira, 14 de outubro. NASA

    Jackie Wattlesda CNN

    Espera-se que quatro astronautas embarquem em uma cápsula SpaceX Crew Dragon e voltem para casa da Estação Espacial Internacional (ISS) na sexta-feira (14), encerrando sua estadia de quase seis meses a bordo do laboratório em órbita.

    Os astronautas – Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins da NASA, bem como a astronauta italiana Samantha Cristoforetti da Agência Espacial Europeia (ESA) – compartilharam abraços de despedida com outros astronautas na estação espacial e amarrados em sua espaçonave por volta das 10h (horário local).

    A espaçonave Crew Dragon deixou seu porto de ancoragem na ISS por volta do meio-dia (horário local) e queimará combustível várias vezes para diminuir gradualmente sua altitude. Espera-se que caia na Flórida na tarde de sexta-feira (14).

    A tripulação estava inicialmente programada para partir da estação espacial na noite de quarta-feira (12), mas as equipes em terra rejeitaram essa tentativa devido ao mau tempo. Tempestades também frustraram uma segunda tentativa de retorno na manhã de quinta-feira (13).

    Na tarde da quinta-feira, a NASA estava monitorando possíveis problemas climáticos nos locais designados pela tripulação, observando que uma frente fria estava passando pela Flórida, de acordo com um comunicado. As autoridades meteorológicas tinham confiança de que o clima de sexta-feira seria mais favorável à medida que um sistema de alta pressão se movesse para a área.

    Atrasos climáticos no lançamento ou retorno de espaçonaves da estação espacial são comuns, especialmente quando tempestades imprevisíveis atingem os locais de queda na Flórida.

    A espaçonave Crew Dragon que levará os astronautas para casa normalmente tem sete zonas de pouso em potencial – ao largo da costa de Pensacola, Tampa, Tallahassee, Cidade do Panamá, Cabo Canaveral, Daytona e Jacksonville.

    A NASA e a SpaceX estão mirando em Jacksonville para o mergulho de sexta-feira.

    Esta missão, chamada Crew-4, marcou uma estreia histórica, com Watkins se tornando a primeira mulher negra a se juntar à tripulação da estação espacial para uma estadia prolongada.

    Durante sua estada, os astronautas realizaram experimentos científicos, incluindo pesquisas sobre como cultivar vegetais no espaço sem solo e o estudo dos efeitos do voo espacial no corpo humano.

    Esses experimentos são projetados para ajudar os astronautas a entender como eles podem um dia cultivar sua própria comida e como seus corpos podem reagir em missões mais profundas no espaço, como as planejadas missões lunares Artemis da NASA, disse Watkins durante uma entrevista coletiva na semana passada.

    “Foi incrível poder entrar no módulo Columbus e sentir o cheiro das folhas crescendo, das plantas crescendo”, disse Watkins a repórteres.

    Cristoforetti, que esteve em uma missão anterior à estação espacial em 2014-2015, é a única mulher no corpo de astronautas da ESA e fez história nesta missão. No mês passado, ela assumiu o comando da estação espacial, tornando-se a primeira mulher europeia a fazê-lo.

    Cristoforetti também realizou uma caminhada espacial em julho para implantar pequenos satélites e trabalhar na instalação de um novo braço robótico no exterior da estação espacial.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original