Arquitetos planejam construir a segunda torre mais alta do mundo na Rússia
Projetado por um escritório de arquitetura escocês, o Lakhta Center II ficará em São Petersburgo e terá 150 andares distribuídos em 590 metros de altura
O escritório de arquitetura escocês tem planos para o segundo arranha-céu mais alto do mundo a ser construído em São Petersburgo, na Rússia.
O Lakhta Center II terá 703 metros (2.306 pés), enquanto o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, tem 828 metros (2.717 pés), de acordo com um comunicado de imprensa dos arquitetos Kettle Collective.
No entanto, o arranha-céu planejado abrigará o andar mais alto ocupado e a maior galeria de visualização do mundo, com 590 metros (1.936 pés).
A título de comparação, o segundo edifício mais alto atual é a Torre de Xangai, com 632 metros (2.073 pés). O edfiício Shard em Londres mede 310 metros (1.017 pés).
O Lakhta Center II ficará nos arredores de São Petersburgo, próximo ao Lakhta Center original, que é o edifício mais alto da Europa com 462 metros (1.516 pés) de altura e abriga a sede da empresa de energia Gazprom.
Tony Kettle é o líder de design do projeto e também projetou o Lakhta Center durante seu tempo no escritório de arquitetura RMJM.
“O novo Lakhta Center será um modelo de design sustentável para projetos globais de arranha-céus”, disse Kettle no comunicado à imprensa.
“Terá o melhor design de baixo consumo de energia da classe e uma combinação de usos que criará um espaço de átrio vertical com um centro vibrante como o coração deste novo distrito comercial.”
O Lakhta Center II contará com escritórios, acomodações e espaços de relaxamento distribuídos em 150 andares. “O design é estético e funcional, pois reduzirá as forças consideráveis ??do vento que impactarão a estrutura, reduzindo por sua vez o tamanho dos elementos estruturais exigidos dentro do edifício”, acrescentou Kettle.
“Esta é uma parceria extremamente significativa para o nosso estúdio e veio em um momento de desafios globais consideráveis, não apenas para o Kettle Collective, mas para a nossa indústria enquanto navegamos pelo impacto da pandemia”, disse o diretor administrativo do Kettle, Colin Bone.
O Lakhta Center original foi o primeiro edifício “supertall” de São Petersburgo (medindo 300 metros ou mais). A estrutura é agora o arranha-céu mais ao norte do mundo, de acordo com seus desenvolvedores.
A torre de 87 andares gira 90 graus desde sua fundação até o topo, como uma agulha em espiral. Isso faz com o prédio se torne um dos exemplos mais altos do mundo de um projeto de arranha-céu “retorcido”.
(Esse texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)