Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arqueólogos encontram espada de 3 mil anos na Alemanha

    Arma estava em um túmulo com outras pessoas e está tão bem preservada que ainda mantém seu brilho; especialistas disseram que se trata de um “achado raro” pelo estado de conservação 

    Espada estava ao lado de outros objetos de valor
    Espada estava ao lado de outros objetos de valor Bayerisches Landesamt für Denkmalpflege

    Jack GuyNadine Schmidtda CNN

    Arqueólogos encontraram uma espada octogonal forjada há mais de 3.000 anos em um cemitério no estado da Baviera, sul da Alemanha.

    A espada está tão bem preservada que ainda brilha, de acordo com um comunicado do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera.

    O artefato foi descoberto na semana passada em um local em Donau-Ries, e os pesquisadores acreditam que foi deixado no túmulo como um presente de enterro.

    Acredita-se que a espada data do final do século 14 Antes de Cristo, durante a Idade do Bronze. Uma espada como esta, com cabo octogonal feito inteiramente de bronze, é um achado raro, segundo o comunicado.

    “A espada e o enterro ainda precisam ser examinados para que nossos arqueólogos possam classificar essa escavação com mais precisão”, disse o professor Mathias Pfeil, chefe do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera.

    “O estado de conservação é excepcional! Um achado como este é muito raro”, acrescentou.

    Estudiosos acreditam que se trata de uma espada real e não de um adorno / Nadine Schmidt

    Os pesquisadores acreditam que a espada era uma arma real. “O centro de gravidade na parte frontal da lâmina indica que ela foi balanceada principalmente para cortar”, diz o comunicado.

    A espada foi deixada em uma cova contendo os restos mortais de três pessoas – um homem, uma mulher e um jovem – que foram enterrados um pouco depois do outro, continua o comunicado. Não está claro qual era o relacionamento deles, mas eles foram enterrados com uma rica coleção de bens funerários.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original