Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arábia Saudita descarta aproximação com Israel sem criação de Estado palestino

    Ministro das Relações Exteriores saudita diz que normalização diplomática está "fora de questão" por enquanto

    Mostafa Salemda CNN

    A perspectiva da Arábia Saudita normalizar as relações com Israel está “fora de questão” sem que os palestinos recebam um estado independente, disse o ministro das Relações Exteriores saudita, príncipe Faisal bin Farhan, à Becky Anderson da CNN em Riad.

    “A normalização com o Reino da Arábia Saudita não está apenas em risco (para Israel), está fora de questão até que tenhamos uma resolução para a criação de um estado palestino”, disse ele. “Eu diria mais do que isso, não é apenas a questão da normalização com o reino que está em risco, eu diria que a segurança da região como um todo está em risco se não abordarmos os direitos dos palestinos”.

    O príncipe Faisal estava reiterando uma política definida pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman no mês passado, quando disse ao Conselho Shura do país que o reino não estabelecerá relações diplomáticas com Israel sem um estado palestino.

    O governo Biden fez da normalização entre Israel e Arábia Saudita uma de suas principais metas políticas para o Oriente Médio. Os EUA e a Arábia Saudita se envolveram em discussões sobre o pacto em 2023, e o Secretário de Estado Antony Blinken deveria voar para Riad em 10 de outubro do ano passado para discutir os detalhes, apenas três dias antes do Hamas atacar Israel, descarrilando o esforço.

     

    A Arábia Saudita e os EUA estavam negociando um potencial acordo de defesa histórico no ano passado que estava de acordo com a normalização saudita com Israel.

    “Há um elemento dos acordos bilaterais em que estamos trabalhando que está vinculado à normalização. … O príncipe herdeiro deixou muito claro o que seria necessário para o reino estabelecer relações diplomáticas com Israel. … Na ausência disso, estamos muito felizes em esperar até que a situação seja amena”, disse ele.

    Tópicos