Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após internação, Papa Francisco visita crianças em hospital e terá alta neste sábado

    Pontífice deve participar do culto do Domingo de Ramos para marcar o início das celebrações da Semana Santa

    Crispian Balmerda Reuters , Cidade do Vaticano

    O papa Francisco batizou um bebê e cumprimentou crianças no hospital Gemelli, em Roma, nesta sexta-feira (31), quando ele parecia se recuperar rapidamente de um surto de bronquite que o levou a ser hospitalizado no início desta semana.

    Francisco voltará para casa no sábado (1º), disse o Vaticano, e está programado para participar do culto do Domingo de Ramos no dia seguinte para marcar o início das celebrações da Semana Santa.

    “Depois de avaliar os resultados dos exames realizados hoje e o progresso clínico favorável, (a equipe médica) confirmou a alta do Santo Padre do Hospital Gemelli amanhã”, disse um comunicado do Vaticano.

    O papa, de 86 anos, foi levado ao hospital há dois dias depois de se queixar de dificuldades respiratórias. Ele foi diagnosticado com bronquite e respondeu bem a uma infusão de antibióticos, disse sua equipe médica.

    Destacando a melhora da saúde do papa, o Vaticano divulgou um vídeo mostrando-o em pé e batizando um bebê que estava em um berço de hospital. Em uma fotografia separada, Francis foi mostrado entregando um ovo de Páscoa a uma criança.

    O Vaticano disse que ele ficou cerca de 30 minutos nas alas infantis de câncer e neurocirurgia antes de retornar ao seu próprio quarto.

    O reitor do colégio de cardeais, Giovanni Battista Re, disse que os cardeais ajudarão o papa durante as celebrações da Páscoa na próxima semana e cuidarão dos deveres do altar.

    A Semana Santa, como é conhecida, inclui uma agenda lotada de rituais e cerimônias que podem ser fisicamente exaustivos, incluindo uma procissão noturna da Sexta-Feira Santa no Coliseu de Roma.

    O papa também foi obrigado a acompanhar alguns dos eventos da última Páscoa sentado, devido a dores persistentes no joelho, com cardeais celebrando algumas das missas em seu lugar.

    Francisco, que comemorou o 10º aniversário de seu pontificado no início deste mês, sofreu várias doenças nos últimos anos. Ele foi hospitalizado pela última vez em julho de 2021, quando teve parte de seu cólon removido em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite.

    “Quando vividas com fé, as provações e dificuldades da vida servem para purificar nossos corações, tornando-os mais humildes e, portanto, cada vez mais abertos a Deus”, tuitou o papa nesta sexta-feira (31).

    Em um sinal de confiança sobre a saúde do papa, a Igreja Católica em Marselha disse em um comunicado que o pontífice visitará a cidade do sul da França em 23 de setembro e participará de uma reunião de bispos e jovens de todo o Mediterrâneo.

    (Escrito por Crispian Balmer, Gavin Jones e Alvise Armellini. Edição por Alison Williams, Peter Graff e Frances Kerry)

    Tópicos