Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após horas encalhada, orca é libertada de costa rochosa no Alasca

    Voluntários ajudaram a manter o animal molhado até a chegada de equipes de resgate

    Alaa Elassar e Andy Rose, CNN

    Uma orca que ficou encalhada em uma praia rochosa na Ilha do Príncipe de Gales, no Alasca, na manhã desta quinta-feira (29) foi libertada com a ajuda da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e marinheiros que, por acaso, estavam nas proximidades.

    A baleia encalhada foi descoberta por um navio próximo, o Steadfast, de acordo com a NOAA, que “os autorizou a usar uma bomba de água do mar para manter a baleia molhada e todos os pássaros afastados”, disse a porta-voz da NOAA, Julie Fair, à CNN.

    A tripulação do barco ficou de olho na baleia até que um oficial da NOAA e o Alaska Wildlife Troopers chegassem ao local. “Às vezes, durante o encalhe, a baleia estava vocalizando e outras baleias foram avistadas nas proximidades”, disse Fair.

    A orca finalmente refluiu quando a maré alta chegou na tarde de quinta-feira, de acordo com a NOAA. Bay Cetology, um grupo de conservação canadense, foi capaz de determinar que era uma baleia de 13 anos que eles monitoraram e identificaram anteriormente como T146D.

    Julie Fair disse que a NOAA está examinando fotos e vídeos da baleia assassina para determinar se ela foi ferida. O animal encalhou menos de um dia depois que um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a costa do Alasca, mas a NOAA não acredita que isso tenha causado o encalhe da baleia assassina.

    Um usuário do TikTok que atende pelo nome de Aroon Melane compartilhou um vídeo mostrando pessoas ajudando a manter a orca molhada até a chegada da NOAA e disse que a baleia foi capaz de nadar livre quando a maré voltou.

    “Soubemos que havia uma baleia encalhada, então fomos procurá-la. A NOAA deu permissão para manter a orca molhada e protegida dos animais até que eles pudessem chegar”, diz Melane no vídeo. 

    “Estávamos trabalhando para fazer uma mangueira e uma bomba funcionarem. Nesse ínterim, usamos baldes para manter a orca molhada. A orca começou a ficar mais animada depois que colocamos água nela.”

    A baleia ficou presa por cerca de seis horas, acrescentou ela. Esta não é a primeira vez que uma baleia fica presa nas rochas do local, de acordo com Bay Cetology.

    Baleia orca encalha em costa rochosa do Alasca
    Baleia orca encalha em costa rochosa do Alasca; ajuda de humanos impediu a morte do animal
    Foto: Arron Melane

    “Nossa pesquisa sobre este tópico específico publicada no ano passado mostra que todas as baleias assassinas que vivem encalhadas ao longo da costa oeste da América do Norte nas últimas 2 décadas foram do ecótipo Bigg e todas elas sobreviveram, às vezes com uma pequena ajuda,” disse o Bay Cetology em comunicado.

    Essa espécie de baleia caça leões marinhos, de acordo com o Departamento de Pesca e Caça do Alasca e podem, por muitas vezes, ficar presos “em busca de uma presa”, relata um estudo do Bay Cetology, acrescentando que, embora a ajuda humana nem sempre seja necessária, muitas vezes pode salvar a vida das baleias, bem como seus laços familiares.

    Não está claro como a orca ficou presa ou se estava caçando focas ao encalhar nas rochas.

    (Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)

    Tópicos