Após atingir México, furacão Agatha é rebaixado a tempestade tropical
Temporal deve se dissipar nesta terça-feira (31), mas pode produzir alagamentos e deslizamentos de terra no sul do á[is
Agatha foi rebaixada para uma tempestade tropical na noite de segunda-feira (30) depois de atingir o sul do México como um furacão de categoria 2.
A tempestade teve ventos máximos sustentados de 110 quilômetros por hora com algumas rajadas mais fortes, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
Agatha tocou o solo na tarde de segunda-feira, a oeste de Puerto Angel, com ventos de até 169 km/h, de acordo com o NHC.
Todos os alertas de furacão foram descontinuados, mas os de tempestade tropical permaneceram em vigor de Puerto Escondido a Salina Cruz, no sul do México.
Agatha, o primeiro furacão da temporada no Pacífico leste, se intensificou rapidamente no leste do Oceano Pacífico e se aproximou do status de furacão importante ao chegar à costa sul do México na noite de domingo (29).
A tempestade deve continuar enfraquecendo e se dissipando na tarde desta terça-feira (31), mas “pode produzir alagamentos e deslizamentos de terra com risco de morte no sul do México”, disse o NHC.
Espera-se que os remanescentes da Agatha rumem para o Mar do Caribe, com 50% de chance de redesenvolvimento nos próximos 5 dias.