Antes de tragédia, CEO disse que poderia até fechar a OceanGate caso submarino se mostrasse inseguro
Amigo de Stockton Rush teria ouvido estalos durante um mergulho com o submersível Titan nas Bahamas, em 2019
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram • Reprodução/Reuters
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram • Reprodução/Reuters
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram • Allison King/VOCM News
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram • Allison King/VOCM News
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram • Allison King/VOCM News
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram • Allison King / VOCM News
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram • Allison King/VOCM News
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Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram
Stockton Rush, CEO da OceanGate, empresa responsável pelo submersível Titan, disse a um amigo em 2019 que fecharia a empresa “caso tenha de operar um submarino inseguro”, de acordo com e-mails obtidos pelo portal Insider. Rush foi uma das cinco vítimas da implosão do submersível.
A menção ao fechamento da empresa teria ocorrido durante uma troca mensagens entre Rush e o amigo Karl Stanley, um especialista que havia expressado preocupações sobre a integridade do Titan após ouvir estalos em um mergulho nas Bahamas, em 2019.
“Acho que o casco tem um defeito próximo ao flange, isso só vai piorar. A única dúvida em minha mente é se ele falhará catastroficamente ou não”, disse Stanley em um e-mail para Rush.
“Deixei claro depois do nosso mergulho que não levarei tripulação, clientes ou mídia não essenciais para o submarino até ter certeza de que o casco está seguro”, destacou Rush em sua resposta. “Como eu disse antes, cancelei a expedição do ano passado e vou cancelar a deste ano, ou mesmo fechar a empresa, caso tenha de operar um submarino inseguro“, completou.
Destroços
Enormes pedaços do submersível Titan foram içados em um píer canadense na quarta-feira (28), quase uma semana depois que as autoridades anunciaram que uma “implosão catastrófica” matou todos os cinco homens a bordo da embarcação do tamanho de uma minivan, de acordo com a empresa que lidera a tarefa.
Uma peça semelhante a um painel branco – mais alta do que os dois homens que a guiaram para a terra – e outra peça de tamanho semelhante com cordas e fios envoltos em lona branca foram retiradas do navio de manuseio de âncoras Horizon Arctic no píer da Guarda Costeira Canadense em St. Terra Nova e Labrador, fotos do programa Paul Daly da The Canadian Press.
Não ficou imediatamente claro quais são as peças. Titan era feito de fibra de carbono e titânio e pesava 10,4 toneladas, com espaço para apenas cinco adultos, de acordo com a OceanGate, que operava a embarcação como parte de sua oferta para turistas radicais se aproximarem dos destroços do Titanic por US$ 250 mil (cerca de RS 1,2 milhão) por pessoa.
A empresa proprietária dos veículos operados remotamente que trouxeram os restos mortais de Titan à superfície, Pelagic Research Services, por enquanto “concluiu com sucesso” o trabalho offshore e quarta-feira de manhã estava “em processo de desmobilização da Horizon Arctic”, proprietária dos navios, disse à CNN.
Os membros da tripulação “trabalharam ininterruptamente por dez dias, enfrentando os desafios físicos e mentais desta operação, e estão ansiosos para terminar a missão e retornar para seus entes queridos”, disse a empresa em comunicado.
O Pelagic Research Services adiou as perguntas à Guarda Costeira dos EUA, acrescentando que sua equipe não pode comentar ou fornecer qualquer informação relacionada à investigação sobre o desaparecimento do Titan. A empresa realizará uma coletiva de imprensa em sua base de operações em East Aurora, em Nova York, depois que “nossa equipe se reagrupar”, disse.
Um porta-voz do Conselho de Segurança de Transporte do Canadá se recusou a comentar à CNN, dizendo que mais informações sobre sua investigação serão divulgadas conforme garantido.
Os membros da tripulação “trabalharam ininterruptamente por dez dias, enfrentando os desafios físicos e mentais desta operação, e estão ansiosos para terminar a missão e retornar para seus entes queridos”, disse a empresa em comunicado.
O Pelagic Research Services adiou as perguntas à Guarda Costeira dos EUA, acrescentando que sua equipe não pode comentar ou fornecer qualquer informação relacionada à investigação sobre o desaparecimento do Titan. A empresa realizará uma coletiva de imprensa em sua base de operações em East Aurora, em Nova York, depois que “nossa equipe se reagrupar”, disse.
Um porta-voz do Conselho de Segurança de Transporte do Canadá se recusou a comentar à CNN, dizendo que mais informações sobre sua investigação serão divulgadas conforme garantido.
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O submarino da operadora de turismo OceanGate desapareceu no último domingo (18) depois de uma expedição aos destroços do Titanic, na costa de St John’s, Newfoundland, no Canadá. Destroços da embarcação foram encontrados na quinta-feira (22). As cinco pessoas que estavam a bordo morreram (veja na sequência). • OceanGate
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Entre os mortos estava o milionário Shahzada Dawood, empresário paquistanês e curador do Instituto Seti (foto), organização de pesquisa na Califórnia. Seu filho, Sulaiman Dawood, também estava na embarcação. • Engro
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O bilionário britânico e dono da Action Avision, Hamish Harding, morador dos Emirados Árabes Unidos, também está entre os mortos no acidente. • Engro
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Outro nome que estava na embarcação era o do aventureiro e mergulhador Paul-Henri Nargeolet • Engro
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O quinto passageiro a bordo do submersível com destino aos destroços do Titanic era Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate, empresa que liderou a viagem • Reprodução
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Nesta imagem, todos os falecidos, a partir da esquerda: Hamish Harding, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush Obtido • Reprodução/CNN
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Um submersível, como Titan, é um tipo de embarcação – mas tem algumas diferenças importantes em relação ao submarino mais conhecido. Ao contrário dos submarinos, um submersível precisa de uma embarcação para lançá-lo. O navio de apoio do Titan era o Polar Prince, antigo navio quebra-gelo da Guarda Costeira canadense, de acordo com o co-proprietário do navio, Horizon Maritime. • Arte CNN
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A expedição começou com uma jornada de 740 quilômetros até o local do naufrágio, que fica a cerca de 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos EUA. Mas perdeu contato com uma tripulação do Polar Prince, navio de apoio que transportou a embarcação até o local, 1 hora e 45 minutos após a descida no domingo (18). • Reprodução
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Segundo o correspondente da CNN Gabe Cohen que visitou o veículo Titan fora da água em 2018, o submersível é uma embarcação minúscula, bastante apertada e pequena, sendo necessário sentar dentro dele sem sapatos. Ele é operado por controle remoto, muito similar a um controle de PlayStation. • Reuters
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O submarino tinha como objetivo levar os três turistas aos destroços do Titanic (foto) para turismo subaquático. • Woods Hole Oceanographic Institution/Reuters
(Publicado por Lucas Schroeder)