Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Análise: Rússia invadiu a Ucrânia, mas não dominou o céu

    Desde o início da guerra, os russos perderam 26 aviões, contra 20 das forças ucranianas

    William Waack

    No dia 9 de maio, data em que a Rússia comemora a vitória sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial, o governo do presidente Vladimir Putin realizou um grande desfile militar. No evento, porém, um detalhe chamou a atenção: faltaram os aviões da Força Aérea russa. E faltam, também, nos céus da Ucrânia.

    Imagens do conflito mostram aviões de combate russos voando no leste da Ucrânia em baixíssima altitude. Nessa situação, os jatos executam um movimento clássico nesse tipo de operação militar, que é prestar apoio direto às tropas no solo.

    O problema desse tipo de operação aérea é que os aviões estão sendo obrigados a voar muito baixo não só porque isso, de certa maneira, os torna mais aptos a auxiliar as tropas em terra, mas porque eles não têm como enfrentar boa parte das defesas antiaéreas da Ucrânia.

    Outro vídeo revela o momento em que um míssil terra-ar atinge uma aeronave russa que estava voando perto desse sistema de defesa.

    Os russos também não conseguiram impedir que a Força Aérea ucraniana atuasse. Imagens captadas por um veículo aéreo não tripulado (Vant) mostram dois caças SU-27 ucranianos em um ataque noturno bem executado sobre a Ilha das Cobras, que foi ocupada pelos russos. Ou seja, as forças lideradas pelo presidente Volodymyr Zelensky estão usando não só defesa antiaérea, como estão usando seus próprios aviões em ataques ao solo ocupado depois de 24 de fevereiro (início da guerra) pelos russos.

    Desde que a Ucrânia foi invadida, a Rússia perdeu 26 aviões, contra 20 da Ucrânia. Entre os helicópteros, a diferença é ainda maior: 41 perdas do lado russo e seis do lado ucraniano.

    Os drones também têm sido importantes nesta guerra. Em outro vídeo publicado na internet, um soldado arremessa uma granada contra outro combatente. Ele recebe do drone as informações sobre a posição exata do oponente. Também há registro de uma situação em que um drone russo dispara a granada diretamente sobre um militar russo.

    Rússia teve mais perdas aéreas do que a Ucrânia
    Rússia teve mais perdas aéreas do que a Ucrânia / Arte CNN

    Tópicos