Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Análise: Pesquisa da CNN mostra que eleitor americano está cansado da polarização

    Levantamento revela que maioria dos eleitores rejeita tanto Biden como Trump e gostaria de votar em um novo nome

    Joe Biden e Donald Trump
    Joe Biden e Donald Trump Reuters

    Américo Martinsda CNN

    em Londres

    A mais nova pesquisa eleitoral divulgada pela CNN mostra que a maioria dos eleitores dos EUA está cansada da polarização política, rejeita tanto o presidente Joe Biden como seu rival Donald Trump e gostaria de votar em um novo nome.

    Está ficando cada vez mais claro, no entanto, que a disputa deverá ser mesmo entre os dois rivais, que já foram os protagonistas da disputa de quatro anos atrás.

    E isso quer dizer que os americanos vão votar, basicamente, no nome que lhes parecer “menos pior”.

    A eleição de qualquer um dos dois vai deixar a maioria insatisfeita – sinal da estafa com tanta disputa política feita de forma extremada na atual onda de grande polarização do país.

    Segundo a pesquisa, 63% dos eleitores ficariam decepcionados ou muito irritados com a vitória de Biden. E 54% no caso de um triunfo de Trump.

    A rejeição aos dois líderes políticos também é alta.

    E Biden consegue a proeza de ser ainda mais rejeitado do que Trump – criticado pelos próprios entrevistados da pesquisa como muito radical e desrespeitoso com as pessoas e rivais.

    Nada menos do que 59% dos americanos dizem rejeitar o atual presidente, contra 55% que rejeitam Trump.

    Já 46% dos eleitores do próprio Partido Democrata identificam a idade de Biden (81 anos) como a maior preocupação, caso ele seja reeleito.

    No caso de Trump, 15% consideram que ele terá problemas por ser desrespeitoso e muito “abrasivo”.

    A disputa, aliás, também se parece cada vez mais com um referendo sobre o ex-presidente, com 68% dos que se declaram eleitores de Biden dizendo que votariam contra Trump, contra 32% que disseram que seria um voto a favor do atual presidente.

    Do outro lado, 60% dos eleitores que se dizem trumpistas dizem que o voto seria a favor do ex-presidente contra 40% que dizem que votam contra Biden.

    Por fim, a pesquisa mostra que um novo nome teria potencial de alavancar boa parte do eleitorado.

    A rival de Trump dentro do Partido Republicano, Nikki Haley, por exemplo, teria mais facilidade para derrotar Biden do que Trump.

    Ela bateria o atual presidente por 52% a 39%. Segundo o levantamento, Trump venceria por 49% a 45% – mesmo resultado de uma pesquisa de novembro de 2023.