Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Análise: Israel pode ter acrescentado armas em hospital de Gaza antes da chegada da imprensa

    Comparação de vídeos sugere que as Forças de Defesa de Israel podem ter acrescentado armas ao hospital antes da chegada das equipes de imprensa

    Imagem de satélite mostra o hospital Al-Shifa
    Imagem de satélite mostra o hospital Al-Shifa Maxar Technologies/Divulgação via REUTERS

    Katie PolglaseGianluca Mezzofioreda CNN

    Um vídeo das Forças de Defesa de Israel (FDI) de quarta-feira (15), mostrando um tour pelo armamento do Hamas encontrado no hospital Al-Shifa, mostra menos armas no local do que em imagens posteriores filmadas por equipes de notícias internacionais. Isso indica que o material pode ter sido movido ou colocado lá antes da chegadas das equipes de notícias ao local.

    A CNN comparou as imagens publicadas pelas FDI online com as imagens feitas pela Fox News, que teve acesso ao site horas depois. O porta-voz das FDI, tenente-coronel Jonathan Conricus, lidera o tour no vídeo e um relógio em seu braço mostra que são 13h18.

    O correspondente estrangeiro da Fox News, Trey Yingst, mais tarde visita o local quando já está escuro. Ele diz em seu relatório que é “meio da noite”.

    Yingst vê uma bolsa localizada atrás de uma máquina de ressonância magnética dentro do hospital com duas armas AK-47 visíveis em cima dela. No entanto, o vídeo das FDI filmado anteriormente mostra apenas uma arma AK-47. Não está claro de onde veio a segunda arma AK-47 e por que ela não é visível no clipe anterior.

    Entretanto, as FDI também publicaram uma fotografia do armamento supostamente encontrado no hospital Al-Shifa. O nome do arquivo do WhatsApp para esta foto indica que ela foi tirada às 17h35; isso ocorre após a visita das FDI ao complexo de ressonância magnética, mas quase certamente antes da chegada da equipe da Fox News.

    É possível que o armamento tenha sido retirado do local e substituído antes da chegada das equipes de notícias. No entanto, isto não explica porque é que mais armas são visíveis quando a imprensa chega do que no vídeo original das FDI.

    A BBC também teve acesso ao hospital no dia seguinte, 16 de novembro, e duas armas AK-47 ainda estão visíveis em cima da bolsa dentro da sala de ressonância magnética.

    Exército de Israel divulga imagens de supostos equipamentos do Hamas dentro do hospital Al-Shifa

    Militares israelenses respondem

    As FDI disseram à CNN que a discrepância entre o vídeo dos próprios militares e as imagens da BBC foi “devido ao fato de que mais armas e ativos terroristas foram descobertos ao longo do dia”.

    “As sugestões de que as FDI estão manipulando a mídia são incorretas”, acrescentou. “Estamos agindo com total transparência, mantendo ao mesmo tempo a segurança de nossas tropas e a prontidão operacional.”

    Veja também: Israel confirma ataques contra a Síria

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original