Análise: Donald Trump e Joe Biden estão empatados entre eleitores imigrantes
Cenário é bem diferente de 2020, quando Biden venceu entre os eleitores imigrantes por cerca de 20 pontos, de acordo com o Cooperative Election Study
O discurso duro de Donald Trump sobre os imigrantes que entram ilegalmente nos Estados Unidos provocou reações negativas dos democratas. A campanha de Joe Biden, por exemplo, acusou o ex-presidente de imitar Adolf Hitler.
Até mesmo alguns republicanos se distanciaram dos comentários de Trump, incluindo Ron DeSantis e Nikki Haley, rivais na disputa pela candidatura presidencial de 2024.
Com a repercussão negativa, é possível imaginar que a fala poderá custar votos para Donald Trump, mas ainda não há sondagens que indiquem se os eleitores gostam ou não das palavras ou frases específicas da retórica anti-imigrante do empresário.
Mas o que as sondagens mostram é que, entre os eleitores em geral, Trump tem mais confiança dos eleitores do que o atual presidente quando o assunto é imigração e segurança fronteiriça, e está se saindo bem entre os eleitores imigrantes.
As duas últimas pesquisas da CNN/SSRS que perguntaram sobre um possível confronto entre Biden e Trump nas eleições gerais incluíram uma amostra de cerca de 100 eleitores nascidos em outro país cada uma. Combinadas, obtemos cerca de 200 entrevistados imigrantes.
O que descobrimos na média das duas últimas pesquisas da CNN é que nem Biden, nem Trump estão à frente neste público: os dois estão empatados em 48%.
Se esse cenário se mantiver, representará uma grande mudança em relação às eleições de 2020, quando Biden venceu entre os eleitores imigrantes por cerca de 20 pontos, de acordo com o Cooperative Election Study.
Essa descoberta pode ser surpreendente para alguns, mas sondagens recentes mostraram que Trump superou os seus números de 2020 entre os eleitores de cor (incluindo eleitores negros e hispânicos), e muitos imigrantes nos EUA têm menos probabilidade de serem brancos do que a população eleitoral em geral.
Além disso, uma sondagem separada da CNN/SSRS de novembro poderia explicar por que razão os imigrantes podem não se sentir incomodados pelas palavras de Trump.
Um dos fatos seria que a imigração e a segurança das fronteiras não são a sua principal preocupação. Mais de 40% citaram as questões econômicas, incluindo a inflação, como o principal problema que o país enfrenta. Apenas pouco mais de 10% mencionaram a imigração e a segurança das fronteiras como o principal problema.
Esses números geralmente refletem a população como um todo. E, mesmo que os imigrantes votassem apenas na questão da imigração, isso não seria necessariamente em detrimento de Trump.
Quando questionados sobre que partido as opiniões sobre a imigração estavam mais próximas das suas, o Partido Republicano apareceu um ponto à frente do Partido Democrata entre eleitores imigrantes, o que está dentro da margem de erro.
Ainda assim, é necessário ressaltar que os imigrantes não constituem uma grande parte do eleitorado. Cerca de 90% dos eleitores nas pesquisas mais recentes da CNN nasceram nos Estados Unidos ou em território norte-americano.
Isso só beneficia Trump. Os eleitores, em geral, têm sido mais propensos a confiar nele do que em Biden na questão da imigração e da segurança das fronteiras.
Em uma pesquisa de novembro da Faculdade de Direito da Universidade Marquette, 50% dos eleitores registados disseram que Trump teria um desempenho melhor nas questões de segurança das fronteiras e na imigração. Apenas 27% dos eleitores disseram que Biden se sairia melhor. E uma pesquisa de setembro descobriu algo semelhante.
Essa é uma grande mudança em relação ao que vimos em uma sondagem semelhante em 2020. À época, Biden (43%) e Trump (42%) estavam basicamente empatados na questão de quem lidaria melhor com a imigração e a segurança das fronteiras.
Isto está de acordo com o que está sendo indicado nas pesquisas de imigração do Gallup em geral. Um número crescente de americanos está insatisfeito com o nível de imigração para o país e um número crescente quer que ele diminua.
Quase 80% dos eleitores querem um esforço maior de presença na fronteira sul para impedir a imigração ilegal, de acordo com uma sondagem da Marquette de setembro. Isso inclui uma maioria de democratas, republicanos e independentes.
Mesmo quando se trata de algo tão controverso como a construção de um muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México, assistimos a uma mudança significativa.
As duas sondagens mais recentes da Fox News e a mais recente sondagem da Universidade Quinnipiac revelaram pela primeira vez que a maioria dos eleitores era a favor da construção do muro, há muito solicitado por Trump, ao longo da fronteira sul dos EUA.
Biden, por outro lado, recebeu teve índices de aprovação próximos aos mais baixos em matéria de imigração e segurança de fronteiras.
Essa pode ser parte da razão pela qual muitos eleitores – entre eles os imigrantes – estão, no mínimo, dispostos a ignorar a retórica de Trump. Eles acreditam que é mais provável que Trump do que Biden faça o que eles preferem quando se trata de imigração e fronteira.
E com o ex-presidente dominando as primárias do Partido Republicano e a imigração sendo vista como uma das suas melhores questões em comparação com os seus rivais republicanos, não espere que Trump pare de falar sobre o assunto tão cedo.