Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Américo: Invasão ao Capitólio será sempre lembrada como um dos piores ataques à democracia

    O analista destaca o esquema de segurança reforçado para a cerimônia, uma medida necessária após os eventos de 2021

    Da CNN

    A certificação do presidente eleito Donald Trump pelo Congresso americano nesta segunda-feira (6) marca quatro anos desde o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, um evento que ficará para sempre na história dos Estados Unidos como um dos piores ataques à democracia do país.

    Américo Martins, analista sênior de Internacional da CNN, ressalta a importância deste momento para fortalecer a democracia americana.

    “É importante o que vai acontecer hoje porque vai fortalecer a democracia americana. O lado que perdeu, admitindo que perdeu, a gente espera que não tenha nenhum ato de violência, nenhum ato fora do normal”, afirma Américo.

     

     

    Segurança reforçada

    O analista destaca o esquema de segurança reforçado para a cerimônia, uma medida necessária após os eventos de 2021.

    “Hoje é muito importante que exista esse esquema de segurança porque qualquer pessoa que atente contra a democracia deve ser punida por isso”, explica.

    Américo também lembra que o próprio Donald Trump foi vítima de um atentado recentemente, reforçando que “violência não tem lugar na política, isso precisa ficar absolutamente claro”.

    O papel de Kamala Harris

    Um aspecto notável da cerimônia é o papel da vice-presidente Kamala Harris, que perdeu as eleições, mas presidirá a sessão de certificação.

    Américo vê isso como um “toque irônico” que ressalta a importância da democracia e o respeito às regras democráticas.

    “A partir de agora, todo dia 6 de janeiro, quando acontecer um ritual pacífico de certificação e de passagem do poder, isso é muito importante porque é isso que consolida e fortalece a democracia americana”, conclui o analista.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos