Alerta de tufão é emitido antes do aniversário da entrega de Hong Kong
Presidente chinês, Xi Jinping, visitará a região na próxima sexta-feira (1º)


O sistema de meteorologia a de Hong Kong divulgou um alerta de tufão na noite desta quarta-feira (29), pedindo ao público que fique longe da costa, à medida que a chuva e o clima instável se espalham pelo sul da China, antes do 25º aniversário da transferência de Hong Kong para o continente.
O presidente chinês, Xi Jinping, visitará a região na sexta-feira (1º) para as celebrações que marcam a entrega da ex-colônia britânica, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
Às 22h, a depressão tropical sobre a parte central do Mar da China Meridional foi estimada em cerca de 740 km ao sul-sudeste de Hong Kong e está prevista para se mover para o norte-noroeste a cerca de 10 km/h na direção geral da costa da vizinha província ocidental de Guangdong, disse o Observatório de Hong Kong.
O sistema informou em seu site que seu nível de alerta mais baixo – sinal de espera nº 1 – estava em vigor e permaneceria assim antes do meio-dia de quinta-feira (30).
De acordo com a atual previsão, o observatório disse que a depressão tropical permaneceria a uma distância de mais de 500 km de Hong Kong na noite de quarta (29) e na manhã de quinta-feira (30). Não se espera que os ventos locais se fortaleçam significativamente.
O observatório disse que, à medida que a depressão tropical se aproximava gradualmente da costa oeste de Guangdong, suas faixas de chuva externas afetariam o território.
“Haverá swells (conjunto de ondas marinhas lisas e uniformes). O público deve ficar longe da costa e não praticar esportes aquáticos”, informou.
A província costeira de Guangdong, a província mais populosa da China, com cerca de 126 milhões de pessoas, foi este mês inundada por chuvas que provocaram inundações quando as tempestades de verão atingiram o sul da China.
Os vendavais no Mar da China Meridional, na costa leste de Guangdong e perto das Ilhas Paracel, devem atingir magnitudes moderadas de 6 a 7, mas o vento em algumas partes do mar pode ser mais forte, disseram os meteorologistas anteriormente.
“As embarcações de pesca e embarcações de baixa potência em mar aberto devem procurar abrigo o mais rápido possível e ser devidamente protegidas com amarrações”, alertou o observatório.