Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alerta de furacão é emitido para Porto Rico antes da tempestade tropical Fiona

    Ventos devem chegar a pelo menos 120km/h; é a primeira em três anos que o país recebe este tipo de alerta

    Alerta para furacão é emitido para Porto Rico
    Alerta para furacão é emitido para Porto Rico CNN Weather

    Jason HannaHaley Brinkda CNN

    A tempestade tropical Fiona está prestes a atingir as Ilhas Virgens e Porto Rico nesta sábado (17), representando uma ameaça significativa de inundação e deslizamento de terra para o maior território dos Estados Unidos, dizem os meteorologistas.

    Um alerta de furacão foi emitido no sábado para Porto Rico, refletindo a crença dos meteorologistas de que a tempestade poderá formar um furacão – com ventos sustentados de pelo menos 120 km/h – no momento em que estiver perto ou sobre a ilha no domingo à noite. Enquanto isso, os relógios de furacão estão em vigor nas Ilhas Virgens Americanas e em partes da República Dominicana, disse o Centro Nacional de Furacões.

    “Espera-se que o Fiona se mova perto ou ao sul das Ilhas Virgens (sábado) à noite, se aproxime de Porto Rico (sábado à noite) e se mova perto ou sobre Porto Rico no domingo à noite” antes de se mover perto da República Dominicana na segunda-feira, o furacão centro disse.

    A maior ameaça de Fiona é da chuva que deve cair em Porto Rico de 300-400 milímetros, com 508 mm em áreas isoladas, dizem os meteorologistas.

    “Essas chuvas provavelmente produzirão inundações repentinas e urbanas, juntamente com deslizamentos de terra em áreas de terreno mais alto, particularmente no sul e leste de Porto Rico e no leste da República Dominicana”, disse o centro de furacões.

    Fiona, que atingiu Guadalupe e outras ilhas do nordeste do Caribe com fortes chuvas e ventos fortes na sexta-feira (16) e no início do sábado, estava centrada no Caribe, cerca de 209 quilômetros a sudeste de St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas, às 12h (horário de Brasília) deste sábado, o NHC disse.

    Teve ventos máximos sustentados de 96 km/h – abaixo do limite de 120 km/h para um furacão de categoria 1, embora o fortalecimento seja esperado à medida que o fim de semana avança. As condições de tempestade tropical – incluindo ventos de pelo menos 62km/h – devem atingir os EUA e as Ilhas Virgens Britânicas a partir da tarde de sábado e se espalhar por Porto Rico na noite de sábado.

    Condições de furacão eram esperadas em Porto Rico no domingo e domingo à noite – e são possíveis nas Ilhas Virgens Americanas na noite de sábado, disse o centro de furacões.

    A tempestade também pode estar com força de furacão quando passar sobre ou perto da República Dominicana na segunda-feira, disseram meteorologistas.

    Fiona se tornou uma tempestade tropical sobre o Atlântico na quarta-feira antes de entrar no leste do Caribe na sexta.

    Expectativa de chuva forte

    Aqui está a quantidade de chuva esperada em cada local, de acordo com o centro de furacões:

    • Ilhas de Sotavento, incluindo Guadalupe, e as Ilhas de Barlavento do norte: 20-100 mm acima do que já receberam.
    • Ilhas Virgens Britânicas e Americanas e Porto Rico: 100-150 polegadas, com áreas isoladas de 250 polegadas possíveis.
    • Porto Rico: 12-16 polegadas, com áreas isoladas de 500 polegadas possíveis.
    • República Dominicana: 100-200 polegadas, com áreas isoladas de 300 polegadas possíveis, especialmente na costa oriental.
    • Haiti: 25-70 polegadas, com totais máximos isolados de 4 polegadas.
    • Turks e Caicos: 100-250 polegadas.

    Esta é a primeira vez em mais de três anos que Porto Rico recebe um alerta ou alerta de furacão. A última vez foi em agosto de 2019, quando o furacão Dorian passou pela ilha como uma tempestade de categoria 1.

    Algumas tempestades tropicais passaram pela ilha desde então, mas Dorian foi a última tempestade com força de furacão a passar dentro de 80 km, disseram meteorologistas da CNN.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original