Alemanha fornecerá à Ucrânia sete obuses autopropulsados
Governo alemão e o chanceler Olaf Scholz foram pressionados pela Ucrânia e por políticos internos pela falta de fornecimento de armamento pesado contra a Rússia


A Alemanha chegou a um acordo para fornecer à Ucrânia sete obuses blindados autopropulsados 2000, anunciou a ministra da Defesa, Christine Lambrecht, nesta sexta-feira (6) durante uma visita a Silac, na Eslováquia.
O sistema de artilharia, que se assemelha a um tanque, tem um alcance de tiro relatado de até 40 quilômetros, de acordo com os militares alemães. Lambrecht disse que a Alemanha também oferecerá treinamento nos obuses blindados para as tropas ucranianas.
Nos últimos meses, o governo alemão e o chanceler Olaf Scholz foram pressionados pela Ucrânia e por políticos internos por não terem feito o suficiente para fornecer equipamento militar pesado para ajudar a Ucrânia a se defender contra a invasão russa.

No final do mês passado, a Alemanha concordou em entregar veículos antiaéreos rastreados Gepard para a Ucrânia — uma medida que destacou uma grande mudança em sua abordagem para fornecer ajuda militar a Kiev.