Alemanha emite alerta preliminar para escassez de gás após ameaça russa
Rússia disse que queria ser paga em rublos e ameaçou cortar fornecimento de gás para Europa se a demanda não fosse atendida


A Alemanha emitiu um “aviso antecipado” de possível escassez de gás natural depois que a Rússia disse que queria ser paga em rublos e ameaçou cortar o fornecimento se sua demanda não fosse atendida.
Falando em uma entrevista coletiva em Berlim nesta quarta-feira (30), o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, disse que o estágio de alerta é de natureza preventiva e significaria um maior monitoramento do fornecimento de gás.
Desencadeando o primeiro de três níveis de crise, o anúncio desta quarta-feira ainda não prevê restrições de fornecimento do governo.
Habeck pediu às empresas e consumidores que usem o gás com moderação. O armazenamento de gás alemão está atualmente cheio até 25% da capacidade, de acordo com Habeck.
Atualmente, “não há escassez de oferta”, disse o ministro da Economia, Robert Habeck. “No entanto, devemos tomar mais medidas de precaução para estarmos preparados para qualquer escalada da Rússia”.
Os temores de que a Rússia encerre suas entregas de gás para a Alemanha surgiram depois que o presidente russo, Vladimir Putin, exigiu que os países “hostis” começassem a pagar pelo gás natural com rublos em vez de dólares americanos ou euros, conforme acordado em seus contratos de fornecimento.
A Alemanha, o maior cliente de energia da Rússia na Europa, descartou a diretiva de Putin como “chantagem”.
“Um pagamento com rublos não é aceitável”, disse o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, na segunda-feira, acrescentando que “não seremos divididos e a resposta dos estados do G7 é inequívoca: os contratos serão cumpridos”.
Contexto: A Rússia é central para o sistema global de energia. É o maior exportador mundial de petróleo, representando cerca de 8% do mercado global . E fornece à Europa 45% do seu gás natural, 45% do seu carvão e 25% do seu petróleo. Em 2019, antes dos preços deprimidos da Covid-19, as receitas de petróleo e gás natural representavam 40% do orçamento federal do país. Petróleo e gás representaram quase metade das exportações totais de bens da Rússia em 2021.
- 1 de 10
Após o presidente Vladimir Putin fazer um pronunciamento autorizando uma "operação militar especial" na Ucrânia, primeiras explosões foram registradas na capital Kiev na quinta-feira, 24 de fevereiro • Gabinete do Presidente da Ucrânia
- 2 de 10
Um comboio de tropas russas com quilômetros de extensão se desloca na Ucrânia, em direção à Kiev. Na última semana, autoridades britânicas afirmaram que a longa fila de veículos militares estaria parada • Maxar
- 3 de 10
Desde o início da guerra, pelo menos 3,3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, segundo dados da ONU. Cerca de 6,5 milhões se deslocaram dentro do território ucraniano • Wolfgang Schwan/Anadolu Agency via Getty Images
-
- 4 de 10
Milhares de pessoas foram presas em protestos antiguerra na Rússia ao longo dos dias de guerra na Ucrânia • Anadolu Agency via Getty Images (27.fev.2022)
- 5 de 10
Um fluxo de pessoas que passava por um posto de controle tentando deixar a cidade de Irpin, no dia 6 de março, foi atingido por um ataque de projéteis. Três pessoas foram mortas, disseram autoridades ucranianas, incluindo duas crianças. • Carlo Allegri/Reuters (07.mar.2022)
- 6 de 10
Em 4 de março, um tiroteio entre forças russas e ucranianas causaram um incêndio no complexo onde fica localizada a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior desse tipo em toda a Europa. Os confrontos não chegaram a atingir os prédios de atividade nuclear • Reprodução
-
- 7 de 10
No dia 9 de março, a Ucrânia acusou a Rússia de bombardear um hospital infantil e maternidade na cidade de Mariupol. Pelo menos uma gestante e seu bebê não resistiram aos ferimentos causados pelo ataque • Reuters
- 8 de 10
Marina Ovsyannikova, editora de TV russa, chamou a atenção de todo o mundo após um protesto antiguerra ao vivo em um canal estatal. Depois da manifestação, Marina foi levada pela polícia e teria sido submetida à 14 horas de interrogatório • Russia Channel 1/Reprodução (14.mar.2022)
- 9 de 10
Na quarta-feira, 16 de março, um teatro usado como abrigo em Mariupol foi atingido por um suposto ataque aéreo russo, segundo a Ucrânia. Imagens de satélite mostraram a palavra "crianças" escrita nos dois lados de edifício • Maxar Technologies
-
- 10 de 10
Ataque a shopping center no distrito de Podilsky, em Kiev, deixou ao menos oito mortos. Destroços e escombros foram capturados do lado de fora • Ceng Shou Yi/NurPhoto via Getty Images (20.mar.2022)