Alemanha colocará controles temporários em todas as fronteiras terrestres, diz fonte
Objetivo é combater imigração irregular e proteger população do "extremismo islâmico"
A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, anunciará nesta segunda-feira (9) controles temporários em todas as fronteiras terrestres do país para combater a imigração irregular e proteger a população do extremismo islâmico, disse uma fonte do governo à Reuters.
Faeser, que deve conceder uma entrevista coletiva sobre um pacote de medidas de segurança ainda nesta segunda (9), notificará a Comissão Europeia sobre os planos, segundo a fonte.
O governo alemão tem consultado o principal partido de oposição, o CDU, sobre formas de conter a imigração diante da preocupação do público e após um ataque mortal com faca por um solicitante de asilo sírio no mês passado na cidade de Solingen.
Na semana passada, o partido anti-imigração AfD venceu as eleições estaduais na Turíngia e ficou em segundo lugar na Saxônia.
Os colegas social-democratas de Faeser enfrentam as próximas eleições estaduais em Brandemburgo em duas semanas, onde o partido governa em coalizão com os Verdes e os Democratas Cristãos.
A Alemanha compartilha sua fronteira terrestre de mais de 3.700 km com Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria, República Tcheca e Polônia.
No ano passado, a Alemanha anunciou controles mais rígidos em suas fronteiras terrestres com Polônia, República Tcheca e Suíça, em resposta a um aumento acentuado de solicitações de asilo pela primeira vez.