Alemanha cancela voos e operações médicas em meio à falha cibernética
Maior centro hospitalar do país suspendeu procedimentos eletivos; Scholz busca cooperação internacional
As instituições de segurança alemãs trabalham com os seus parceiros internacionais na interrupção global cibernética que afetou as viagens aéreas, os bancos e uma série de outras empresas e institutos nesta sexta-feira (19), disse o chanceler alemão, Olaf Scholz.
“Atualmente não há nada a dizer sobre isso da minha parte”, disse Scholz durante uma visita a Belgrado, expressando calma enquanto os detalhes ainda emergem.
Uma das maiores instalações de cuidados médicos da Europa, localizada na Alemanha, foi implicada pela interrupção cibernética.
O Centro Médico Universitário Alemão Schleswig-Holstein (UKSH) cancelou todos os procedimentos eletivos nesta sexta-feira, de acordo com um comunicado em seu site.
Ambos os locais nas cidades de Kiel e Lübeck, no norte da Alemanha, foram afetados. Os ambulatórios também estão fechados.
O “atendimento aos pacientes no UKSH é garantido, assim como o atendimento de emergência”, acrescentou o comunicado.
Já o aeroporto de Berlim disse que está enfrentando atrasos no check-in devido a uma “falha técnica”. Ao longo do dia, estão programados 4.386 voos, que devem transportar até 791 mil passageiros. Até agora, 92 voos foram cancelados.
(Com informações da Reuters)