Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alec Baldwin se declara inocente de homicídio culposo no set de “Rust”

    Ator fez disparo que matou diretora de fotografia durante flmagens

    Cindy Von QuednowJosh Campbellda CNN

    O ator Alec Baldwin se declarou inocente de uma acusação de homicídio involuntário durante as filmagens no set da produção do longa “Rust” de 2021, segundo um documento judicial apresentado na quarta-feira (31).

    Baldwin deveria comparecer remotamente a um tribunal do Novo México na quinta-feira, mas renunciou ao comparecimento pessoal por meio do documento no qual se declara inocente.

    Um porta-voz do tribunal disse à CNN que a audiência originalmente agendada foi cancelada depois que o juiz do caso aceitou a carta de Baldwin.

    O ator é acusado de homicídio culposo pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins.

    A única acusação contra o ator é descrita em documentos judiciais como “uso negligente de arma de fogo” e a acusação alternativa alega que ele causou a morte de Hutchins sem a devida cautela, detalhada como “um ato cometido com total desrespeito ou indiferença à segurança de outros.”

    Baldwin foi libertado sob fiança após se declarar inocente, também mostra o documento judicial apresentado na quarta-feira, o que significa que ele pode ser libertado da custódia sem pagar fiança e deve cumprir certas condições.

    Como parte das condições para a sua libertação, Baldwin deve obedecer a todas as leis, não possuir armas de fogo ou armas perigosas, não consumir álcool ou substâncias ilícitas e evitar contato com quem possa testemunhar no caso, afirma o documento.

    As condições são as mesmas da primeira vez que Baldwin foi acusado no caso do tiroteio “Rust” e se declarou inocente. Desta vez, ele não está autorizado a deixar os EUA sem permissão do tribunal, detalha o documento.

    O advogado de Baldwin já havia insistido que seu cliente não é culpado.

    As acusações de homicídio culposo foram retiradas contra Baldwin no ano passado, com os promotores afirmando em um comunicado na época que não poderiam “prosseguir sob as atuais restrições de tempo e com base nos fatos e evidências entregues pelas autoridades policiais” devido a “novos fatos” no caso.

    Halyna Hutchins foi morta no set do filme “Rust” em 2021 / Getty Images for SAGindie

    Relembre o caso

    A diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta e o diretor Joel Souza foi ferido quando uma arma usada por Baldwin disparou durante um ensaio de cena no set do faroeste.

    Baldwin negou ter puxado o gatilho da arma em uma entrevista anterior à CNN.

    A decisão inicial de retirar a acusação de homicídio culposo contra Baldwin em abril do ano passado veio depois que as autoridades souberam que a arma usada no tiroteio pode ter sido modificada, disse uma fonte policial à CNN. No entanto, os promotores disseram que o caso poderia ser arquivado novamente em uma data posterior.

    Em outubro, os promotores disseram que “surgiram fatos adicionais que acreditamos mostrarem que o Baldwin tem culpabilidade criminal pela morte de Halyna Hutchins” e sinalizaram que um grande júri decidiria sobre a recarga do ator.

    A armeira Hannah Gutierrez Reed também enfrenta acusações de homicídio culposo no caso. Ela se declarou inocente e deve ser julgada em fevereiro.

    Caso seja condenado, Baldwin poderá pegar até 18 meses de prisão e multa de US$ 5 mil.

    Tópicos