Agricultores da Bélgica bloqueiam estradas em protesto contra acordo com Mercosul
Entendimento pode ser anunciado durante Cúpula do bloco sul-americano nesta sexta-feira (6)
Agricultores da Bélgica bloquearam várias passagens de fronteira no sul, leste e norte do país, nesta quinta-feira (5) para protestar contra um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
“Ainda estamos motivados, há pessoas suficientes presentes e outros estão a caminho para se revezar”, disse Arnaud Reynens, da associação de agricultores FJA, ao canal de TV RTL-TVI em Hensies, onde várias dezenas de agricultores bloquearam a rodovia E19 para a cidade francesa de Valenciennes.
A mídia local relatou que os agricultores também bloquearam passagens de fronteira perto da Alemanha e da Holanda.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou ao Uruguai nesta quinta para finalizar um acordo comercial entre os dois blocos
O Mercosul se reunirá em Montevidéu em meio a sinais de que o bloco que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai usará o evento para anunciar o acordo, que seria o maior firmado pela União Europeia em termos de redução de tarifas.
Von der Leyen enfrenta oposição ao entendimento na Europa.
Os fazendeiros europeus têm protestado repetidamente contra a medida, reclamando que ele levará a importações baratas de commodities sul-americanas, notadamente carne bovina, que não está sujeita aos mesmos “padrões verdes” e de segurança alimentar da União Europeia.