Agências policiais dos EUA anunciam envio de equipamentos para ajudar civis ucranianos
Fontes ouvidas pela CNN classificam a ação como algo "sem precedentes"
Os governadores de Iowa e Nebraska anunciaram na semana passada que doarão equipamentos de proteção policial, incluindo equipamentos de nível militar, como capacetes e coletes, para a Ucrânia para ajudar os civis a se defenderem contra a invasão russa.
O governador de Nebraska, Pete Ricketts, disse que seu estado enviaria 550 equipamentos de proteção, enquanto o governador de Iowa, Kim Reynolds, disse que o departamento de segurança pública de seu estado e 18 agências policiais forneceriam à Ucrânia 860 equipamentos.
As agências se juntam a uma lista crescente de departamentos de polícia – da Califórnia a Ohio a Vermont – que estão doando equipamentos policiais não letais para ajudar civis ucranianos, de acordo com uma análise da CNN dos esforços de estado por estado e entrevistas com alguns deles.
Entre as agências contatadas pela CNN e os grupos não governamentais que coletam suprimentos, nenhum disse que está coletando armas ou munições.
Muitos dos departamentos de polícia envolvidos nesses esforços estão trabalhando com organizações de caridade e ex-membros das forças armadas dos EUA.
Algumas fontes com conhecimento direto dos vários esforços – mas que não estão envolvidas – falaram à CNN sob condição de anonimato devido a preocupações sobre possíveis questões legais que a iniciativa poderia levantar.
É sem precedentes, dizem os especialistas, que as agências policiais dos EUA doem equipamentos de proteção policial e equipamentos de nível militar para um país estrangeiro envolvido em uma guerra em andamento.
O e se, como agências de aplicação da lei doméstica, eles devem enviar equipamentos para um conflito estrangeiro fora de sua jurisdição.
Como não há um grupo de coordenação central, não há uma maneira fácil de dizer o que está sendo enviado ou se está sujeito a regulamentações de exportação.
O Ucraniano American Coordinating Council (UACC), uma organização sem fins lucrativos, está no centro de um esforço para enviar itens de proteção regulamentados, de nível militar e policial para a Ucrânia, incluindo capacetes balísticos, placas rígidas, inserções de armadura macia e coletes, o grupo diz.