Aeronaves não devem ter recebido aviso antes de colisão, diz especialista
Ferramenta de segurança que poderia emitir alerta se torna menos eficaz mais perto do solo para evitar manobras inseguras


Os pilotos envolvidos na colisão de quarta-feira (29) à noite perto do Aeroporto Nacional Reagan provavelmente não tiveram nenhum aviso do desastre iminente, afirmou Alan Armstrong, advogado de aviação, citando as limitações dos sistemas de prevenção de colisões em baixas altitudes e os desafios da visão noturna.
Ao voar à noite, “cerca de 90% da sua visão desaparece, à noite ela é muito reduzida”, explicou o especialista, à Abby Phillip da CNN na quinta-feira (30) à noite.
“Com base no que vimos até agora, eu sugeriria que esses pilotos não tinham consciência de um desastre iminente. Não acho que eles tenham visto um ao outro chegando. Se tivessem, teriam tomado uma ação evasiva.”
O Traffic Collision Avoidance System, ou TCAS, uma ferramenta de segurança crítica para pilotos, é projetado principalmente para funcionar efetivamente em altitudes acima de mil a 1.500 pés, mas se torna menos eficaz mais perto do solo, explicou Armstrong.
Na altitude mais baixa onde o acidente ocorreu, as principais funções do sistema de prevenção de colisões são desabilitadas para evitar a emissão de comandos que podem levar os pilotos a manobras inseguras perto do solo, completou ele.