Ações israelenses não são retaliatórias, mas defensivas, diz Antony Blinken
Forças de Israel parecem estar preparadas para lançar uma incursão terrestre em Gaza e bombardearam o enclave controlado pelo Hamas
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, defendeu as ações militares de Israel na sexta-feira (13), dizendo que não eram retaliatórias, mas sim defensivas.
“Nenhum condado pode tolerar a entrada de um grupo terrorista, massacrar seu povo da maneira mais injusta e viver assim”, disse Blinken em entrevista coletiva.
“O que Israel está fazendo não é retaliação. O que Israel está fazendo é defender a vida do seu povo e, como eu disse, tentar garantir que isto não possa acontecer novamente.”
“Acho que qualquer país que enfrentasse o que Israel sofreu provavelmente faria a mesma coisa”, acrescentou.
As forças israelenses parecem estar preparadas para lançar uma incursão terrestre em Gaza e bombardearam o enclave controlado pelo Hamas com ataques aéreos na sequência dos ataques brutais do fim de semana passado.
Os EUA, Israel e “muitos outros países da região” também estão a pensar “no dia seguinte e no que vai acontecer”, disse o principal diplomata dos EUA.
“Uma coisa é certa: não podemos voltar ao status quo que permitiu que isto acontecesse. Então isso tem que fazer parte do pensamento, e faz”, disse Blinken.