Acidente nos EUA aconteceu em espaço aéreo intenso e confuso, diz piloto
A colisão envolveu aeronave comercial da American Airlines com 64 pessoas a bordo e helicóptero militar com três tripulantes em voo de treinamento
Um acidente aéreo abalou Washington D.C, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (29), quando um avião comercial da American Airlines colidiu com um helicóptero militar próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan.
O avião, que transportava 64 pessoas, estava prestes a pousar quando colidiu com o helicóptero militar, que realizava um voo de treinamento com três militares a bordo.
O acidente aconteceu na região do rio Potomac, em um espaço aéreo descrito como “muito ocupado e intenso” por especialistas.
À CNN, Rafael Santos, piloto de Boeing 777, explicou que o aeroporto opera tanto voos civis quanto militares, o que torna o espaço aéreo da região particularmente complexo.
“É um espaço aéreo intenso e confuso. Você vê que a noite estava clara. Ou seja, a separação era feita de forma visual”, comentou Santos.
Operação de resgate
As equipes de resgate enfrentam desafios significativos nas buscas por possíveis sobreviventes, com as baixas temperaturas do inverno americano dificultando as operações.
No entanto, autoridades de Washington D.C. informaram que não acreditam que haja sobreviventes na colisão.
Segundo Mike Waltz, conselheiro de segurança nacional, 30 corpos foram recuperados do rio após a colisão no ar
O foco agora está mudando para a operação de recuperação, informou o chefe dos bombeiros, John Donnelly.
Investigação e possíveis causas
Embora seja prematuro apontar conclusões definitivas, especialistas sugerem que pode ter havido uma falha na separação visual entre as aeronaves.
O piloto entrevistado ressaltou que, em situações normais, “a ideia é que você enxergue o tráfego e se separe da outra aeronave”.
A Junta Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) será responsável por conduzir uma investigação detalhada sobre as causas do acidente.
A análise incluirá a revisão das caixas-pretas, comunicações com a torre de controle e outros dados relevantes para esclarecer as circunstâncias que levaram à colisão.
Veja imagens do acidente aéreo nos EUA:
- 1 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Reuters
- 2 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Andrew Harnik/Getty Images
- 3 de 13
Avião caído no rio após colisão com helicóptero. • Andrew Harnik/Getty Images
-
- 4 de 13
Mapa mostra rota do avião da American Airlines e do helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA • Murillo Ferrari
- 5 de 13
Buscas após acidente aéreo em Washington • 30/1/2025 Divulgação via REUTERS
- 6 de 13
Equipes de busca trabalham após colisão do voo 5342 da American Eagle e um helicóptero Black Hawk que caíram no Rio Potomac • 30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria
-
- 7 de 13
Equipes fazem buscas em destroços de avião e helicóptero após colisão nos Estados Unidos • Reuters
- 8 de 13
Barco de equipes de resgate próximo a destroços de helicóptero militar após colisão com avião de passageiros nos Estados Unidos • Reuters
- 9 de 13
Esquipes de resgate atuam após colisão entre avião e helicóptero nos Estados Unidos • Reuters
-
- 10 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 11 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 12 de 13
Modelo do Helicóptero H-60M Black Hawk que colidiu com avião na noite de quarta-feira (29) nos EUA. • Reproudução
-
- 13 de 13
Modelo da aeronave Canadair Regional Jet 700 que colidiu com helicóptero nos EUA. • Reprodução