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    Abaixo da Grande Muralha está via férrea de alta velocidade mais profunda do mundo

    Localizada a 102 metros abaixo do solo, estação de trem fica próxima de área popular da Muralha da China

    Maggie Hiufu Wongda CNN

    Com os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 se aproximando, o primeiro trem de alta velocidade autônomo do mundo já está em ação, transportando atletas e autoridades entre as duas principais cidades que hospedam os jogos na histórica ferrovia intermunicipal Pequim-Zhangjiakou.

    O fato de que este trem-bala pode se autodirigir é bastante notável. Mas no meio do passeio de 56 minutos, ele passa por outra maravilha da engenharia: a Estação Badaling Great Wall (Grande Muralha de Badaling, na tradução livre).

    Concluída em 2019, a estação fica a poucos passos da entrada de Badaling, a seção mais popular da muralha centenária.

    Para proteger o monumento icônico de danos estruturais, a linha férrea e a estação que a acompanha foram construídas bem fundo no subsolo.

    Preservando a Grande Muralha

    Enterrada a 102 metros abaixo do solo e cobrindo uma área de mais de 36 mil metros quadrados, a estrutura de três andares é considerada a maior e mais profunda estação ferroviária subterrânea de alta velocidade do mundo.

    Construir uma estação tão complexa, que inclui um sistema de túneis de 12 quilômetros de extensão, sob um Patrimônio Mundial da Unesco, não foi tarefa fácil.

    De acordo com a mídia estatal chinesa, os engenheiros usaram um detonador eletrônico para cronometrar com precisão os explosivos até o milissegundo.

    Foi a primeira vez que essa tecnologia foi usada na China e permitiu que os trabalhadores mantivessem uma velocidade de vibração abaixo de 0,2 centímetros por segundo.

    Isso significa que cada explosão foi calculada com precisão para garantir que o impacto não fosse mais forte do que um único passo dado na Grande Muralha.

    Começando em 2016, a construção do túnel e da estação levou cerca de três anos para ser concluída.

    A ferrovia de alta velocidade encurta a viagem de cerca de uma hora e meia – com congestionamento do tráfego pode tornar esse tempo muito mais longo – entre a capital da China até a parte da Grande Muralha em Badaling para quase 27 minutos.

    A estação fica a poucos minutos da estação do teleférico da Grande Muralha e a cerca de 800 metros do ponto de partida da Grande Muralha em Badaling.

    É também o lar da segunda escada rolante mais longa da China, com 88 metros de comprimento e 42 metros de altura.

    Devido à distância da entrada até a plataforma do trem, o portão da estação é fechado aos clientes 12 minutos antes da partida do último trem, em vez dos usuais cinco minutos em outras estações na China, para garantir que os passageiros tenham tempo suficiente para fazer o caminho através da estação gigante.

    A Grande Muralha vai aparecer nos Jogos Olímpicos de Inverno?

    Embora não haja eventos esportivos olímpicos ocorrendo em qualquer lugar perto da Grande Muralha de Badaling, ela fará parte do revezamento da tocha, que acontece de 2 a 4 de fevereiro.

    É por isso que a estação, bem como a seção Badaling da muralha, está fechada entre os dias 2 e 3 de fevereiro.

    Badaling não é a única parte da Grande Muralha que aparecerá nas telas de TV como parte das cerimônias dos Jogos Olímpicos de Inverno.

    O distrito de Chongli e o distrito de Yanqing, duas áreas com vilas olímpicas de inverno, também abrigam partes do antigo muro.

    Algumas pistas do Centro Nacional de Saltos de Esqui, em Chongli, estão a cerca de 20 metros da Grande Muralha, oferecendo uma vista histórica para os esquiadores que competem nos jogos.

    Ferrovia de alta velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno

    A ferrovia Pequim-Zhangjiakou, com 173,8 quilômetros de extensão, é servida por um novo trem de alta velocidade de unidade elétrica múltipla (MEU, na sigla em inglês), o Fuxing, desenvolvido e operado pela empresa estatal China State Railway Group.

    Inaugurado no início de janeiro, ele pode correr até 350 quilômetros por hora e reduz o tempo de viagem entre duas das principais cidades-sede dos Jogos Olímpicos de três horas para 56 minutos.

    Embora o trem de alta velocidade seja autônomo, um motorista que o monitora está a bordo o tempo todo. O trem pode iniciar, parar e ajustar automaticamente entre os diferentes limites de velocidade entre as estações.

    Os oito vagões do trem são equipados com sinal 5G, iluminação inteligente e 2.718 sensores para coletar dados em tempo real e detectar qualquer anormalidade operacional.

    Vagões especiais foram projetados com as necessidades dos atletas em mente. Por exemplo, algumas cabines possuem áreas de armazenamento maiores para equipamentos de esportes de inverno, que podem ser acessadas por um QR code.

    Além da linha férrea principal, há também duas ramificações, Yanqing e Chongli, que conectam passageiros autorizados a duas importantes vilas olímpicas dos Jogos de Inverno.

    Um sistema de gerenciamento de circuito fechado de 55 dias, que começou desde 21 de janeiro, foi implementado para que aqueles que se dirigem aos Jogos Olímpicos não compartilhem os mesmos vagões de trem que outros passageiros na linha.

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