À CNN, presidente do BID diz que consórcio Covax Facility não funcionou
Segundo Mauricio Claver-Carone, consórcio 'não se executou de forma eficaz'
Em entrevista exclusiva à CNN, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, disse que o consórcio de vacinas contra a Covid-19 Covax Facility não funcionou.
“O tema da vacinação tem dois problemas: o financiamento e a criação do sistema Covax, que não se executou de forma eficaz”, disse o presidente do BID à CNN. “O consórcio foi criado para cobrir 20% das populações e não chegamos a isso. Mas precisamos falar do que acontece com os outros 80%.”
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (3) os detalhes de seu plano para compartilhar pelo menos 80 milhões de doses de vacinas com o resto do mundo até o final de junho. O Brasil será beneficiado por meio do consórcio.
Claver-Carone afirmou que a vacinação é “um dos grandes desafios do nosso tempo” com relação à saúde. Além disso, ele também ressaltou a abrangência da crise gerada pela pandemia.
“É uma das épocas mais difíceis, não só da crise econômica, mas a mais grave da história do banco e na história da região dos últimos 200 anos.”