59 corpos são encontrados em sepulturas clandestinas no México
Descoberta foi feita em Salvatierra, no estado de Guanajuato, onde a taxa de homicídios disparou em meio a uma guerra violenta entre cartéis de drogas rivais
Os restos mortais de 59 corpos foram encontrados em sepulturas clandestinas em uma região do centro do México que sofreu alguns dos mais altos níveis de violência das drogas nos últimos anos, disseram autoridades nacionais nesta quarta-feira (28).
A triste descoberta foi feita no município de Salvatierra, no estado de Guanajuato, onde a taxa de homicídios disparou em meio a uma guerra violenta entre cartéis de drogas rivais.
Leia também:
Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA ainda não foram encontrados
Ex-ministro da Defesa do México é preso nos EUA a pedido de agência antidrogas
Pelo menos 10 dos cadáveres eram mulheres e a maioria dos corpos pertencia a pessoas muito jovens, até mesmo adolescentes, de acordo com Karla Quintana, chefe da Comissão Nacional de Busca do México.
Alarme gerado por parentes de pessoas desaparecidas levou à maior descoberta de sepulturas clandestinas em Guanajuato, disse ela em entrevista coletiva na tarde de quarta-feira.
“Temos mais desdobramentos positivos possíveis, com os quais continuaremos trabalhando aqui até terminarmos o trabalho”, disse ela.
Guanajuato registrou 2.250 homicídios entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados oficiais, um aumento de mais de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.
(Reportagem de Lizbeth Diaz; Reportagem adicional de Noe Torres; Escrita de Drazen Jorgic; Edição de Simon Cameron-Moore)