Idade e peso de Donald Trump incluem presidente em grupo de risco da Covid-19
Compartilhar notícias
Diagnosticado com Covid-19, Donald Trump foi levado ao hospital militar no início da noite desta sexta-feira (2) para avaliação médica. A idade e o peso do presidente norte-americano fazem com que ele seja enquadrado no grupo de maior risco para a Covid-19.
Além de ser idoso (74 anos), Trump está acima do peso. Segundo a imprensa norte-americana, ele tem 1,90m de altura e cerca de 110 kg, um IMC de 30.47, índice classificado pela Organização Mundial de Saúde como obesidade. Os dois fatores, segundo a OMS, agravam a evolução da doença.
Em entrevista à CNN, o infectologista Julio Croda pondera que o presidente deve ter um cuidado maior, monitorar melhor os sinais vitais, especialmente o nível de oxigênio no sangue.
"Muito provavelmente ele fará exames para ver se tem algum comprometimento pulmonar, e, estando no hospital, isso tudo é mais fácil", afirmou Croda.
O infectologista também disse acreditar que Trump está numa "condição estável".
"Não acredito, nesse momento, que ele teve uma piora significativa. Essa transferência foi programada, ele foi andando até o helicóptero. Se tivesse qualquer falta de ar estaria claro", explicou.
Trump testou positivo para o novo coronavírus na manhã de hoje. Os primeiros dias de sintomas, segundo Croda, não é o momento de apresentar uma piora clínica.
"Então, foi mais por precaução mesmo, principalmente para ter um monitoramento mais adequado", falou.
Assista e leia também:
Jornalistas que trabalham na Casa Branca estão testando positivo para Covid-19
Após tomar hidroxicloroquina para prevenção, Trump é diagnosticado com Covid-19
'Um lembrete de quanto o vírus é sério', diz Biden sobre diagnóstico de Trump

Em nota, o médico que atende o presidente informou que Trump foi medicado com uma dose de Regeneron, um coquetel de anticorpos para a Covid-19 que está em teste nos Estados Unidos.
Segundo o especialista, o uso do medicamento não indica gravidade da doença. Isso porque, explicou ele, o remédio deve ser utilizado na fase inicial do quadro clínico.
Trump fez uso da hidroxicloroquina para a prevenção da Covid-19. Croda lembrou que não há nenhuma comprovação científica da eficácia do medicamento tanto no tratamento como na prevenção do novo coronavírus.
(Edição: Sinara Peixoto)