Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    • Fórum CNN
    • Roman Baudrit - Vice-Presidente de Vendas de Proteção de Dados para a América Latina da Thales
    Ver mais sobre o autor
    • Roman Baudrit
      Roman Baudrit - Vice-Presidente de Vendas de Proteção de Dados para a América Latina da Thales

      Roman Baudrit, vice-presidente de vendas de proteção de dados para a América Latina da Thales, empresa francesa especialista em segurança para pagamentos digitais

      Fechar

    Tokenização ajuda reduzir fraudes em compras online

    O e-commerce no Brasil continua se consolidando fortemente entre os consumidores, o que desperta a necessidade de fortalecer a segurança das transações por meio de novos mecanismos de segurança. Isso passou a ser feito pela tokenização na rede, processo de fragmentação de um ativo em diversas porções digitais usando um banco de dados blockchain.

    De acordo com a Visa, em janeiro de 2023, o número de transações tokenizadas no país duplicou em relação ao mesmo período do ano anterior, representando mais de 20% de todas as transações com credenciais de empresas no mundo online.

    À medida que aumenta o número de transações online, aumenta também os casos de fraude, nem sempre notadas nas ações do cotidiano, como pegar um táxi, ouvir música, comprar bilhetes ou ir ao estádio, já que todas essas são operações realizadas com pagamentos em segundo plano. De fato, um estudo recente da Juniper Research afirmou que a fraude no comércio eletrônico ultrapassará US$ 48 bilhões em todo o mundo até 2023, um aumento de 16% em apenas 12 meses.

    A tokenização possibilita a proteção de dados sensíveis em um nível superior, além de oferecer aos comerciantes e usuários uma melhor experiência de compra. Esse método está conseguindo proteger dados como, número de cartão de crédito para substituí-los por dados não sensíveis ou símbolos de identificação.

    Na Thales, identificamos que é essencial começar a implementar esse elemento, pois ele gera uma espécie de barreira de baixo risco que mantém o formato dos dados de origem. Embora os provedores de pagamento online estejam trabalhando constantemente para fortalecer a segurança, os ciberataques fortaleceram suas técnicas de hacking aproveitando o crescimento exponencial de usuários.

    Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), durante 2022, foram registrados R$ 169,6 bilhões em vendas online no país, o que se traduz em um crescimento de 5% em relação a 2021. Para 2023, a projeção de crescimento é ainda maior. A expectativa gira em torno de 9,5% de elevação, podendo atingir os R$ 186 bilhões ao fim do ano.

    Com a consolidação do setor em mente, agora é uma prioridade proteger as informações da conta bancária dos compradores por meio desse processo: é mais fácil de implementar, mais econômico e os criminosos enfrentam um alto nível de dificuldade para cometer o roubo de dados confidenciais.

    À medida que os players do setor tentam resolver problemas de segurança com o crescimento do comércio eletrônico, esperamos ver uma maior adoção de tokenização de rede e inovação para proteger os usuários e criar maior confiabilidade nas transações de rede.

    Fórum CNN

    Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

    Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.

    Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.

    Tópicos