Reflexões NRF 2024: A reinvenção do varejo na era da Inteligência Artificial
O mundo está em constante evolução e o varejo, como um dos principais setores da economia global, não está imune às ondas de transformações impulsionadas pelas novas tecnologias e mudanças nos padrões de consumo. A NRF 2024 foi palco de discussões cruciais sobre o futuro do setor, trazendo luz para que empresas possam se preparar para enfrentar “velhos” e novos desafios. Foram mais de 190 palestras que entregaram conteúdos de tecnologia e liderança, passando por reputação, digital, logística, inteligência artificial, propósito, sustentabilidade, omnichannel e muito mais.
Nesta edição, vejo um grande destaque o fato da feira ter presença de mulheres que estão ajudando a moldar o varejo, como a atriz e empresária Drew Barrymore e Michelle Gass, Presidente, Levi Strauss & Co. Também pude compartilhar insights e aprendizados que estão moldando o futuro do e-commerce em nosso país durante o primeiro Infrasummit de 2024 na Infracommerce, um evento presencial e inovador em nosso escritório, para um público de líderes, executivos e empreendedores de várias indústrias. Saí da NRF em Nova York e fui direto para lá para levar as principais tendências e reflexões junto com Samuel Gonsales, CCO da E-commerce Brasil e Juliana Fratta, Diretora de Parceiras & Alianças da Unico IDTECH, profissionais renomados no mercado.
A tecnologia foi o tema central da NRF 2024. As empresas de varejo estão investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e criar novos modelos de negócios. A tecnologia não apenas ajuda a entender o comportamento do consumidor, mas também está moldando o mercado de trabalho que está em evolução.
A resiliência do varejo diante dos desafios econômicos atuais foi enfatizada, além disso, o segmento está se tornando mais robotizado, com lojas inteligentes e automatizadas. A necessidade de conteúdo relevante e personalizado não é apenas um desejo, mas uma exigência dos consumidores de hoje.
O papel da loja física permanece relevante para o futuro do varejo. A experiência omnicanal é enriquecida pela loja física, que atua não apenas como ponto de venda, mas como um hub logístico e de serviços. O desafio está em replicar e escalar essa experiência sem perder a personalização e a conexão humana.
Sem dúvidas, a NRF segue sendo fonte de inspiração e insight! As estratégias discutidas sinalizam um futuro onde a tecnologia e a humanização das marcas caminham juntas, em busca de um equilíbrio entre eficiência operacional e experiências de compra significativas.
Fórum CNN
Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.
Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN.