Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    • Fórum CNN
    • Humberto Munhoz - Empresário
    Ver mais sobre o autor
    • Humberto Munhoz
      Humberto Munhoz - Empresário

      Humberto Munhoz é paulistano e empresário do setor de bares e restaurantes. Atualmente, é proprietário da holding gastronômica Turn the Table, empresa especializada na Consultoria e Gestão de Bares e Restaurantes (em São Paulo e Rio de Janeiro), com as seguintes operações (próprias): O Pasquim Bar e Prosa (Vila Madalena, Casa Verde e Mercado Municipal de SP), Vero! Coquetelaria e Cozinha (Pinheiros), A Ventana Bar (Pinheiros e Mercado Municipal de SP) e A Saideira (Rio de Janeiro).

      É conselheiro da Savima (Sociedade Amigos de Vila Madalena), com forte atuação junto aos bares, moradores e órgãos públicos e formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com especialização em MKT de Varejo pelo Provar-USP e Design Thinking pela Echo.

      Fechar

    Como o setor de bares e restaurantes vai muito além do lazer e entretenimento

    Além de entretenimento e lazer, o segmento de Bares e Restaurantes exerce papel significativo na economia, sociedade e meio ambiente. O setor, que foi um dos mais atingidos pela paralisação e restrições em decorrência da pandemia da Covid-19, vem acompanhando as transformações sociais e comportamentais do público, que espera mais do que qualidade nos produtos e serviços oferecidos. Segundo estudo da agência de pesquisa norte-americana Union+ Webster e divulgado pela Fiep – Federação de Indústrias do Estado do Paraná, ainda em 2019, 87% da população brasileira confirmava a preferência por consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importava em pagar um pouco mais por isso. Empresas que adotam práticas mais responsáveis e preocupadas com o meio ambiente, como um simples ato de varrer a calçada após o expediente, são mais bem vistas tanto pelos clientes, como pelos funcionários e fornecedores, que passam a valorizar mais esse espaço e confiarem nele.

    Uma pesquisa divulgada pelo IBGE no último dia 31 de março mostra que os números do setor, apesar das dificuldades que parte dos bares e restaurantes enfrenta diante de fatores como a inflação e as dívidas acumuladas, seguem em ascensão no que diz respeito à geração de empregos.

    Números da PNAD Contínua mostram que o grupamento Alojamento e Alimentação – no qual os bares e restaurantes representam mais de 85%, segundo dados da Receita Federal – teve alta de 2,8% no trimestre de dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023, em relação ao trimestre anterior (setembro a novembro/2022), a maior alta entre todos os grupamentos pesquisados e um dos dois únicos a ter resultado positivo, junto com Transportes (1,8%). Ao todo, foram mais de 100 mil novas vagas criadas no período em bares e restaurantes, alta de 3,3% em relação ao mesmo trimestre no ano passado.

    De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tal resultado positivo vem em um momento de dificuldade, como aponta a pesquisa divulgada em março de 2023, que ouviu 1.513 empresários do setor e aponta que quase um terço (30%) relatou ter trabalhado com prejuízos em fevereiro, sendo que em janeiro eram 23% e, em dezembro de 2022, 19%.

    Em conjunto com os que trabalharam com estabilidade (36%), dois terços dos bares e restaurantes trabalharam sem lucro no mesmo mês e quase um terço das empresas ficou no vermelho, o pior índice desde maio de 2022. Outros 36% trabalharam com estabilidade e apenas 33% tiveram lucro, uma queda de 10 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Além disso, 68% têm empréstimos bancários contratados e a inadimplência é de 27% entre os que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 18% aos que aderiram ao Pronampe, aumentos de 6 e 5 pontos percentuais em relação à pesquisa de fevereiro, respectivamente.

    Tudo isso mostra quão importante é o nosso setor para a população como um todo. Os desafios são muitos, todos os dias, ainda são muitos estabelecimentos funcionando sem lucros – e até mesmo endividados e ainda pagando empréstimos feitos no período da pandemia – e a inflação segue sendo a nossa grande vilã até o momento, mas temos agora mais pessoas empregadas. Estamos resilientes e otimistas e queremos usar todas essas vantagens apresentadas para mostrar que o nosso setor vai muito além do lazer e do entretenimento. Nós movimentamos o país como um todo e podemos trazer diversos benefícios para a população.

    Hoje, nosso compromisso com o setor e com o nosso negócio vai muito mais além do que lazer e entretenimento para os clientes e lucro. Durante os últimos anos, saímos de 1 para 12 operações, com uma pandemia no meio. O que nos motivou a fazer isso é que nosso setor (junto à construção civil), serve como primeiro emprego de muita gente. É parte de nosso papel com a sociedade ajudar no desenvolvimento destas pessoas, e por consequência das suas famílias. Hoje somos de certa forma responsáveis por ajudar mais de 250 famílias que dependem do nosso negócio.

    Indo além, pelo tamanho do nosso setor, ele tem um papel importante na arrecadação de impostos para o governo. Somos uma fonte de recursos para que sejam aplicados em outras áreas fundamentais da sociedade. Por fim, de certa forma bares e restaurantes ajudam com a segurança, pois sabemos que em ruas movimentadas, iluminadas, a sensação de segurança é maior para quem passa por ali, comparado a uma rua deserta. E claro, sim, temos um papel importante no lazer das pessoas, que todos os dias, ainda mais em uma cidade como São Paulo, precisam de momentos de relaxar e lidar com o stress do dia a dia.

    Nossos compromissos como Turn The Table, é sempre buscar uma forma de crescer como negócio, visando sempre o crescimento conjunto de quem está com a gente, e na melhor harmonia possível com quem nos rodeia, criando assim um círculo virtuoso de um crescimento sustentável para a sociedade.

    Fórum CNN

    Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

    Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.

    Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.

    Tópicos