6 hábitos curiosos sobre o Home Office
Se você é uma das pessoas que tem a possibilidade de fazer home office, seja em tempo integral ou em um formato híbrido, já deve ter percebido que essa modalidade transformou drasticamente seus hábitos de trabalho. A Deel, empresa global de recursos humanos, realizou uma pesquisa dentro de sua comunidade do LinkedIn, com mais de 100.000 profissionais, para determinar quais comportamentos mudaram ou foram adquiridos. Entre os resultados, alguns dados interessantes surgiram, como novos horários, a importância de alguns “rituais” e outros achados interessantes.
De acordo com o levantamento realizado pela Deel, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. 60% dos trabalhadores remotos reconhecem a importância dessa alimentação diariamente, enquanto apenas 21% dizem que nunca o fazem. Da mesma forma, a comida caseira continua a ganhar o jogo: 84% dos entrevistados disseram que preferem preparar seu próprio café, uma taxa muito maior do que os 16% que o compram em restaurantes.
A pesquisa também nos mostrou que feriados – principalmente quando permitem uma prorrogação – são uma ótima oportunidade para o descanso dos funcionários, sejam eles remotos ou não. No entanto, existem certas preferências: 63% da força de trabalho prefere emendar sextas-feiras ao invés de segundas. Talvez seja porque às sextas-feiras, a carga de trabalho tende a diminuir para alguns, ao contrário do que acontece no início da semana, quando há um acúmulo de e-mails, reuniões e pendências.
Outra descoberta interessante foi que, para muitos, o trabalho remoto oferece a possibilidade de dormir até mais tarde e gerenciar o tempo à vontade. Embora os trabalhadores tenham maior autonomia nesse sentido, a análise realizada pela Deel mostra que 47% da força de trabalho opta por acordar entre 5h e 7h, enquanto 44% o fazem entre 7h e 9h.Mas, lembre-se que uma boa rotina é fundamental para trabalhar remotamente. Ativar o corpo e a mente – seja meditando, exercitando-se ou simplesmente brincando com o seu pet – antes de começar o dia facilitará demais a sua rotina.
Além disso, não é novidade que o trabalho remoto fez com que muitos funcionários adaptassem espaços de suas casas para ter um local de trabalho em condições ideais, o que levou a salas, mesas e outros cômodos se tornassem escritórios temporários. No entanto, a Deel descobriu que 52% dos entrevistados preferem não ver camas dos seus colegas como plano de fundo de reuniões, já que, aparentemente, para muitos o fato de ver onde seus colegas de trabalho dormem ainda gera um pouco de constrangimento. A pesquisa da Deel revelou, também, que 72% dos trabalhadores remotos não gostam de assistir TV ou conteúdos de plataformas de streaming durante o horário de trabalho. No entanto, a maior parte dos entrevistados (56%) afirma que ouvem música enquanto trabalham.
O trabalho remoto possibilita se deslocar e trabalhar de qualquer lugar, no entanto, nada disso seria possível sem as ferramentas certas. Nesse sentido, os laptops se tornaram o dispositivo favorito para 87% dos entrevistados, uma grande maioria quando levamos em consideração os 13% que preferem utilizar desktops. Além disso, o nível de privacidade também desempenha um papel importante ao escolher um lugar para trabalhar, com 74% dos funcionários dizendo que preferem usar fones de ouvido a alto-falantes de computador para ouvir música ou atender ligações.
Não há como negar que os novos modelos de trabalho vieram para mudar nossas rotinas e métodos. Estar atento ao que funciona melhor para si e suas demandas pode trazer ganhos para a vida profissional e pessoal, resultando no equilíbrio que tanto buscamos. Uma boa rotina é fundamental para trabalhar remotamente. Ativar o corpo e a mente – seja meditando, exercitando-se ou simplesmente brincando com o seu pet – antes de começar o dia facilitará demais a sua rotina.
Fórum CNN
Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.
Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.
Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.