Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    “Vamos para cima das autoridades”, afirma Anielle Franco sobre racismo contra Vini Jr

    Ministra da Igualdade Racial afirmou que vai acionar o Ministério Público espanhol para que caso seja investigado

    Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do Brasil
    Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do Brasil Reprodução CNN

    Pedro Nogueirada CNN

    em Brasília

    A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, afirmou nesta segunda-feira (22) que o Brasil já acionou o Ministério Público da Espanha para investigar o caso de racismo contra o jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid.

    Anielle afirmou que ligou para a vice-presidente da Espanha logo após tomar conhecimento do caso. Ela disse ainda que está em contato com a família do jogador. A equipe do Ministério também mobilizou o empresário de Vini Jr e o Ministério da Igualdade da Espanha.

    No início de maio, os governos do Brasil e da Espanha assinaram um memorando de entendimento pelo combate ao racismo, discriminação e xenofobia. O texto do acordo destaca“ atenção especial à luta contra o racismo nas atividades esportivas”.

    “Ontem o tio dele falou que era importante saber que o Brasil está com ele. Quero mandar esse recado diretamente para ele. Estou perguntando as autoridades espanholas qual é o próximo passo. A gente vai cuidar do povo preto aqui e fora do Brasil”, disse a ministra.

    Anielle também destacou os esforços diplomáticos para pressionar a liga espanhola de futebol profissional, conhecida como La Liga. De acordo com a ministra, o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, também já alertou as autoridades.

    No Brasil, o Itamaraty convocou a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, para esclarecimentos. Na linguagem diplomática, a convocação de um embaixador estrangeiro é considerada um primeiro ato de repúdio formal a outro país.