Tom Brady se junta ao grupo de proprietários do Las Vegas Raiders
Após aprovação da liga, ex-atleta adquiriu 5% da franquia
O heptacampeão do Super Bowl, Tom Brady, se juntou ao grupo de donos de times da NFL após comprar uma participação minoritária no Las Vegas Raiders, anunciou a NFL.
A compra de Brady, que segundo a Associated Press é por uma participação de 5% na franquia, foi aprovada na terça-feira (15) em uma reunião de proprietários da NFL em Atlanta.
“Estou extremamente honrado e animado por ter sido aprovado por unanimidade como proprietário do Las Vegas Raiders”, disse Brady em uma publicação nas redes sociais.
“Estou ansioso para contribuir com a organização de qualquer maneira que puder, honrando a rica tradição dos Raiders e, ao mesmo tempo, encontrando todas as oportunidades possíveis para melhorar nossa oferta aos fãs… e, o mais importante, GANHAR jogos de futebol”, completou.
O comissário da NFL, Roger Goodell, recebeu bem o investimento de Brady na reunião da liga de outono.
“É ótimo que Tom Brady queira investir na NFL”, Goodell disse aos repórteres. “Ele se importa profundamente com este jogo. Ele acredita em seu futuro, e acho que isso é apenas um sinal disso”.
A compra foi relatada pela primeira vez há quase um ano e meio, mas exigiu a aprovação de pelo menos três quartos dos proprietários da liga para se tornar oficial.
Conflitos na aprovação
Vários meios de comunicação relataram que a aprovação foi adiada devido a questões sobre a avaliação da parte de Brady no clube, bem como preocupações sobre o papel de Brady como um locutor da FOX.
Ao contrário de outros locutores de jogos, Brady será impedido de comparecer a “reuniões de produção de transmissão presenciais ou online e pode não ter acesso às instalações, jogadores ou treinadores do time”, de acordo com a AP.
Brady será proibido de criticar publicamente oficiais e outros times, mas tem permissão para transmitir jogos do Raiders.
Brady está em sua primeira temporada como comentarista na principal equipe de transmissão da FOX após sua aposentadoria na temporada de 2022 da NFL.
O acordo de compra de Brady também proíbe o jogador de 47 anos de retornar à NFL como jogador, a menos que ele venda sua parte do time primeiro, segundo a AP.
Carreira de Brady
Durante sua carreira de 23 anos como jogador, o futuro membro do hall da fama estabeleceu quase todos os recordes de passes, incluindo jardas de passes na temporada regular (89.214) e touchdowns de passes (649).
Brady foi MVP da liga três vezes e acumulou o maior número de vitórias de qualquer jogador na história da NFL (251).
O acordo de compra com os Raiders é a segunda parceria entre Brady e o dono dos Raiders, Mark Davis. Em março de 2023, foi anunciado que Brady havia adquirido uma participação acionária no Las Vegas Aces da WNBA, também de propriedade de Davis.