Tenistas russos e belarussos poderão participar do torneio US Open sob bandeira neutra
Associação de Tênis dos Estados Unidos disse reconhecer que cada organização teve que lidar com circunstâncias únicas que afetam suas decisões
A Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA, na sigla em inglês) informou nesta terça-feira (14) que permitirá que atletas individuais da Rússia e da Belarus participem do torneio US Open de 2022, mas apenas sob uma bandeira neutra.
Em um comunicado, a USTA, juntamente com o Grand Slams, a Federação Internacional de Tênis, a Associação de Tenistas Profissionais e a Associação de Tênis Feminino, disse que “já condenou e continua a condenar a invasão não provocada e injusta da Ucrânia pela Rússia”.
“Reconhecemos que cada organização teve que lidar com circunstâncias únicas que afetam suas decisões. Com base em nossas próprias circunstâncias, a USTA permitirá que todos os jogadores qualificados, independentemente da nacionalidade, compitam no US Open de 2022”, escreveram.
O torneio US Open acontecerá de 29 de agosto até 11 de setembro. De acordo com Mike McNulty, presidente do conselho e presidente da associação “a USTA responderá muito em breve com um amplo conjunto de iniciativas que incluirão assistência financeira significativa e outros programas para apoiar ainda mais a ajuda humanitária e o povo da Ucrânia”.
MCNulty cita as ações feitas pela Tennis Plays for Peace, uma iniciativa para reunir a comunidade de tênis e os fãs para apoiar os esforços de ajuda humanitária para a guerra na Ucrânia.
De acordo com o comunicado da USTA, a associação trabalhará com os jogadores para usar o US Open como uma plataforma para promover o esforço humanitário do programa pela paz.
A USTA também disse que apresentará iniciativas para ampliar os esforços existentes, “incluindo o compromisso de apoio financeiro significativo, cujos detalhes serão anunciados em breve”.