Novak Djokovic vence com facilidade Frances Tiafoe na Laver Cup
O semifinalista do US Open não conseguiu impedir o ataque do sérvio


Novak Djokovic teve uma atuação impressionante ao derrotar Frances Tiafoe em sua primeira partida desde que venceu Wimbledon em julho, e se juntou a Matteo Berrettini para colocar o Team Europe no comando da Laver Cup neste sábado (24).
Com Roger Federer assistindo da quadra em uma O2 Arena lotada, um dia após sua emocionante partida de despedida ao lado de Rafa Nadal, Djokovic voltou à ação de maneira fascinante.
O semifinalista do US Open, Tiafoe, não conseguiu impedir o ataque de Djokovic, quando o sérvio venceu por 6-1 e 6-3 para colocar o Team Europe de Bjorn Borg na liderança geral de 6-4.
Ele então se juntou a Berrettini, o homem que ele derrotou na final de Wimbledon de 2020, para vencer a dupla da Equipe Mundial Jack Sock e Alex De Minaur por 7-5 e 6-2 para dar à Equipe Europa uma vantagem de 8-4 antes das quatro partidas finais de domingo.
As partidas individuais valiam um ponto na sexta-feira, dois no sábado e três no domingo. Treze pontos são necessários para ganhar o troféu.
Após a memorável partida final de Federer na noite anterior, o segundo dia poderia ter sido um anticlímax, mas a qualidade do tênis e a presença do grande suíço no banco garantiram um espetáculo soberbo.
Berrettini, que substituiu Federer, 20 vezes campeão do Grand Slam, nas simples, venceu um duelo contundente contra o canadense Felix Auger-Aliassime por 7-6(11) 4-6 10-7.
Mas o americano Taylor Fritz empatou o Team World em 4-4 na segunda partida do dia com uma vitória apertada contra o britânico Cameron Norrie – um substituto para Nadal que saiu no início do dia por motivos pessoais.
Fritz venceu por 6-1, 4-6 e 10-8, quando o Team World de John McEnroe mostrou que eles são feitos de material mais duro este ano, tendo sido derrotados por 14-1 no ano passado em Boston.
Federer, assistindo à todas as bolas junto com o resto de seus colegas da Team Europe, incluindo Andy Murray, fez o possível para levantar Norrie com algumas palavras de sabedoria.
A certa altura, Federer sugeriu que o número oito do mundo deveria sacar e volear, o que Norrie prontamente fez, mas perdeu o ponto quando Fritz enviou um lob sobre sua cabeça.
“Se Roger Federer está lhe dizendo para fazer alguma coisa, não há chance de eu não fazer, especialmente jogando pelo Team Europe”, disse Norrie mais tarde.
A decisão de Djokovic de não ter uma vacina contra a Covid-19 significava que ele não tinha permissão para jogar no swing dos EUA e o adolescente espanhol Carlos Alcaraz aproveitou ao máximo para vencer o Aberto dos EUA e assumir o novo número um do mundo.
Mas Djokovic emitiu uma declaração de intenção ao retomar de onde parou ao derrotar Nick Kyrgios na quadra central de Wimbledon para alcançar 21 títulos de Grand Slam.
Nem mesmo Federer poderia ter melhorado em um primeiro set em que Djokovic não perdeu um ponto no saque e acertou seus golpes de precisão perto das linhas com regularidade implacável.
Tiafoe quebrou no início do segundo set, mas ganhou alguma tração para empurrar para trás com força e teve um break point que Djokovic repeliu de maneira magistral.
Djokovic então encerrou em pouco mais de uma hora.
“Faz alguns meses que não jogo tão feliz”, disse Djokovic em quadra.
Djokovic então prestou homenagem ao final emocionante de Federer na noite anterior. “Foi um dos momentos mais bonitos que vivemos ao vivo ou nas quadras de tênis. Ficamos todos impressionados com isso”, disse Djokovic.