“Não fiz nada de errado”, diz Sinner após testar positivo em exames antidoping
Tenista italiano conseguiu reverter a pena e foi considerado inocente
O número 1 do tênis masculino, Jannik Sinner, passou grande parte da coletiva da imprensa no US Open de sexta-feira (23) respondendo perguntas sobre como evitou uma suspensão, apesar de ter testado positivo duas vezes para uma substância proibida em março.
Na terça-feira, a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) revelou que a estrela italiana não teve “nenhuma culpa ou negligência”, apesar de ter testado positivo para Clostebol, um esteroide anabolizante, em níveis baixos de uma amostra coletada no dia 10 de março no Masters 1000 de Indian Wells.
Uma outra amostra coletada oito dias depois também testou positivo em níveis baixos.
“Não é o ideal antes de um Grand Slam. Mas, na minha mente, sei que não fiz nada errado”, disse o jovem de 23 anos. “Sempre respeitarei essas regras antidoping”.
Sinner é o favorito no US Open e deve enfrentar o americano Mackenzie McDonald na primeira rodada na semana que vem.
Em uma declaração publicada nas redes sociais, Sinner disse que os testes positivos resultaram de “contaminação inadvertida de Clostebol” por meio de tratamento de seu fisioterapeuta.
O tenista também disse que seu fisioterapeuta estava aplicando um spray de venda livre em sua própria pele – não em Sinner – para tratar um pequeno ferimento.
Na sexta-feira, Sinner disse que havia demitido seu fisioterapeuta Giacomo Naldi e seu preparador físico Umberto Ferrara por causa do incidente.
“Trabalhamos juntos por dois anos. Fizemos um trabalho incrível, trazendo muito sucesso e tendo uma ótima equipe por trás de mim […] Agora, por causa desses erros, não estou me sentindo tão confiante para continuar com eles. A única coisa que preciso agora (é) um pouco de ar limpo”, disse.
Sinner disse que não conseguia controlar como a situação afetaria sua reputação.
“Quem me conhece bem sabe que não fiz e jamais faria algo que vá contra as regras”, desabafou.
Mais cedo na sexta-feira, Frances Tiafoe foi questionado sobre Sinner. Tiafoe perdeu para Sinner na final do Masters 1000 de Cincinnati na segunda-feira, um dia antes do anúncio da ITIA.
“Os órgãos governamentais tomaram uma decisão – eles foram lá e fizeram isso e ele está liberado para jogar. Sabe, é basicamente isso que eu tenho a dizer sobre isso”, disse Tiafoe. “Tudo de bom para ele no US Open, e estou animado por fazer minha parte no Open”, comentou.