Morre, aos 91 anos, lenda do tênis australiano e último a vencer tríplice coroa
Aos 91 anos, falece o ex-número 1 do mundo que conquistou 19 grand slams e foi fundamental para o domínio australiano na Copa Davis entre as décadas de 1950 e 1960
Neale Fraser, o ícone do tênis australiano e último atleta a conquistar títulos de simples, duplas e duplas mistas em um único grand slam, morreu aos 91 anos. A conta oficial da organização de tenis da Austrália anunciou nesta terça-feira (3).
Fraser conquistou 19 grand slams — incluindo títulos de simples em Wimbledon e no US National Championships, precursor do US Open — mas é mais lembrado pelo sucesso com a equipe australiana da Copa Davis.
Durante uma era de ouro para a Austrália no esporte, o canhoto foi membro fundamental da equipe que venceu quatro títulos consecutivos entre 1959 e 1962.
Em 1959, Fraser conquistou a tríplice coroa — títulos de simples, duplas e duplas mistas — no US National Championships, uma sequência que o ajudou a se tornar número 1 do mundo em simples masculino.
“Estou profundamente triste em saber do falecimento do meu querido amigo e também canhoto, Neale Fraser. Ele era uma verdadeira joia em uma era dourada de lendas do tênis australiano, um incrível número 1 do mundo, campeão de Grand Slam e ícone da Copa Davis”, escreveu Rod Laver no X, antigo Twitter.
“Neale me venceu em 2 finais importantes e me impulsionou a me tornar um jogador melhor. Minhas sinceras condolências à Thea e à família de Neale. Sentirei muito sua falta, amigo. Descanse em paz”,
Ao lado de Laver e Roy Emerson, Fraser venceu quatro Copas Davis consecutivas no final dos anos 1950 e início dos anos 1960 e tinha a esperança de suceder Harry Hopman como capitão. Quando finalmente o fez, em 1970, Fraser conquistou mais quatro títulos da Copa Davis antes de se aposentar em 1993.
Durante o período como capitão, ele supervisionou o surgimento de nomes como John Newcombe, John Fitzgerald e o campeão de Wimbledon de 1987, Pat Cash.
“Ele era como um pai para mim. Ele simplesmente sabia como fazer você se sentir importante e jogar seu melhor”, disse Cash, que venceu a Copa Davis sob o comando de Fraser em 1983 e 1986.
Fraser foi introduzido no Hall da Fama Internacional do Tênis em 1984 e no Hall da Fama do Tênis Australiano em 1994. Em 2008, ele recebeu o Prêmio Philippe Chatrier da Federação Internacional de Tênis por seus serviços excepcionais ao esporte.