Djokovic revela ter sido intimidado por Nadal antes de duelo: “Me irritava”
Sérvio concedeu entrevista e comentou sobre relação com adversário espanhol
Novak Djokovic, tenista com mais títulos de Grand Slams da história do esporte, revelou ter se sentido intimidado por Rafael Nadal. A situação ocorreu no primeiro encontro entre os dois, em 2006, nas quartas de final de Roland Garros.
“Estávamos bem próximos, tentando dar um pouco de espaço para o outro, em uma sala que não era muito grande. Nadal ficava pulando de um lado para o outro, e fazia sprints perto de mim. Eu conseguia até ouvir a música tocando nos fones de ouvido dele, e estava me irritando”, contou.
Nadal, então número 2 do mundo, bateu Djokovic, número 63, com certa facilidade. Quando a partida estava 2 a 0 para o espanhol, o sérvio se retirou com uma lesão nas costas. Apesar da intimidação, Djoko disse ter aprendido lições com a situação. A partir disso, o sérvio também passou a criar “rituais” pré-jogo.
“Eu não percebia como tudo isso era parte de uma encenação. Isso me intimidou, mas também acabou me motivando a fazer meus próprios rituais e a mostrar que estava pronto para a batalha, para a guerra”, disse o sérvio.
Segundo a ATP, são 59 confrontos entre os dois durante a carreira profissional. O sérvio tem uma vitória a mais (30 a 29) no retrospecto. O último duelo, nas quartas de final do Aberto da França, em 2022, acabou com vitória de Rafael Nadal.
Djokovic, dois anos depois da “intimidação”, conquistaria o primeiro título de Grand Slam: o Australian Open, em 2008. Atualmente, ele é o tenista com o maior número de títulos de Grand Slams, com 24 conquistas. No total, são 98 títulos como profissional, o terceiro maior desde 1968. O tenista sérvio, de 36 anos, é o atual líder do ranking da ATP.